O formiguense e aluno de pós-graduação do Unifor-MG, Cláudio Júnio Bernardes será um dos condutores da tocha olímpica dos Jogos Rio 2016, na cidade de São João Del Rei, no dia 15 deste mês. Ele cursa especialização em “Musculação e Treinamento Funcional Personalizado” e é professor de xadrez no Colégio Aplicação – Unidade 1, nas turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

O aluno falou sobre a expectativa para o revezamento em São João Del Rei. “Meu sonho maior era conduzir a tocha dos Jogos Escolares de Formiga e vou ter a honra de carregar a chama olímpica, jamais imaginei isso”, ressaltou.

Trajetória

Cláudio Júnio Bernardes foi inscrito na Campanha de Condutores da Tocha Olímpica Bradesco, por sua irmã Cristiane Bernardes, no ano passado. Dentre os critérios da seleção, os avaliadores observaram se a história de vida do candidato demonstra ação de transformação pessoal ou para uma comunidade, se tem relação direta com os Valores Olímpicos de amizade, respeito, excelência e se representam e personificam o lema do Revezamento.

O esporte esteve sempre presente na vida de Cláudio Júnio Bernardes. Aos nove anos, começou a treinar basquete e foi jogador profissional de um time de Araraquara, São Paulo. Além de ter participado de competições em várias modalidades, como vôlei, futebol e natação. Também foi preparador técnico de goleiro.

Em 2006, formou-se em educação física bacharelado no Centro Universitário de Formiga.

Atualmente, Cláudio Júnio Bernardes também coordena treinos de basquete, vôlei, futebol e tênis, é personal trainer e atua como árbitro. Além de ser o grande incentivador de sua filha, Bianca Mendonça Bernardes, que mora em São Paulo. “Minha filha está entre as três melhores tenistas do País. Ela não mede esforços e dou o melhor de mim para ajudá-la”, destacou.

Maratona

A chama olímpica foi acesa no Templo de Hera, na Grécia, na manhã de 21 de abril. Antes de chegar ao Brasil, passou pela Suíça, para uma cerimônia na Organização das Nações Unidas (ONU). Ela desembarcou, dia 3 de maio, em Brasília.

No Brasil, cerca de doze mil condutores participarão do revezamento, sendo percorridas 327 cidades, em 95 dias. O aluno do Unifor-MG terá a oportunidade de percorrer aproximadamente 200 metros conduzindo o fogo olímpico em São João Del Rei.

Em 5 de agosto, a maratona termina com o acendimento da pira na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

 

Fonte: Unifor-MG ||

COMPATILHAR: