O aluno do 7º ano da Escola Estadual Professor Rodolfo Almeida, Marcelo Faria conquistou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2013.
Além de Marcelo, outros quatro alunos da escola também se destacaram na olimpíada. Anderson e Guilherme do 3º ano receberam medalhas de prata e Gabryel e Camila também do 7º receberam medalhas de bronze.
A primeira fase foi realizada em julho do ano passado, com 20 questões de múltipla escolha e reuniu 18 milhões de alunos de 47 mil escolas de todos os estados e do Distrito Federal.
A segunda fase (fase final) foi realizada em setembro com a participação de mais de 955 mil estudantes, cerca de 590 mil do ensino fundamental e 365 mil do ensino médio. A segunda fase premiou estudantes com 500 medalhas de ouro, 900 de prata, 4,6 mil de bronze e até 46,2 mil certificados de menção honrosa, além de bolsas de estudos em programa de iniciação científica.
Professores, escolas e secretarias de educação também receberam prêmios. O resultado final foi divulgado no site da Obmep no dia 29 de novembro.
A diretora da escola, Celeste Bitencourt Reis destacou a satisfação pela premiação. ?Estou muito orgulhosa com o trabalho de excelência da escola. O mérito por essa conquista é do aluno e da escola que trabalha em compromisso com a educação?, disse a diretora.
A edição 2013 da Olimpíada registrou, novamente, aumento nas adesões escolares. Este ano, mais 416 estabelecimentos de ensino se cadastraram, aumentando, também, o número de participantes, com total de 47.144 mil estudantes.
A mobilização em torno da Obmep envolveu praticamente todo o país, com 5.529 cidades participantes (99,35%). O número é o maior contabilizado desde a primeira realização do evento, em 2005, que contou com cerca de 31 mil escolas.
Participaram da última edição, em 2012, mais de 19 milhões de alunos e 4,5 mil foram contemplados com medalhas e com o Programa de Iniciação Científica. Em 2011, foram 3,2 mil.
Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep)2014
As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2014 se encerraram no 21 de março.
Criada em 2005, a olimpíada tem como objetivo estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos. A primeira edição da Olimpíada envolveu 10,5 milhões de alunos de 31 mil escolas (localizadas em 93,5% dos municípios brasileiros).
Hoje, a Obmep mobiliza mais de 19 milhões de alunos de cerca de 47 mil escolas, localizadas em 99,3% dos municípios brasileiros.
A Obmep é realizada em duas fases: na primeira, todos os alunos do sexto ano do ensino fundamental (antiga quinta série) até o terceiro ano do ensino médio das escolas públicas brasileiras são incentivados a participar. Os 5% dos alunos de cada escola com melhor desempenho na primeira fase se classificam para a segunda.
Os 6.500 medalhistas de 2014 serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que será realizado em 2015. Também são premiados professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos.
Além do PIC, destinado a alunos medalhistas que estejam no ensino fundamental e médio, a Obmep abrange uma série de outros programas, como o Picme (iniciação científica e mestrado em matemática para alunos que estejam cursando a graduação, independente do curso); o Poti (Programa Olímpico de Treinamento Intensivo); o Peci (Preparação Especial para Competições Internacionais); e os Clubes de Matemática.

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