O velho ditado popular ?unir o útil ao agradável? serve como um bom exemplo na história de vida do formiguense Francisco Carlos da Silva, conhecido como Chicão. Ele passa por trailers e lanchonetes do município, recolhendo óleo de cozinha. A sua esposa, Luzia Ferreira Pires, ajuda na empreitada, que já virou empresa: a Recóleo.
A iniciativa, que começou há oito meses, ajuda no orçamento da família do reciclador e contribui para reduzir a poluição dos rios, já que o material recolhido é transportado para São Paulo e transformado em biodiesel.
A jornada do formiguense começa com visitas aos comerciantes nos trailers, para apresentar seu projeto de coleta e reciclagem do óleo vegetal. Se a proposta for aceita, Chicão distribui baldes plásticos nos estabelecimentos para, posteriormente, coletar o óleo depositado nos recipientes. Além disso, Chicão e sua esposa entregam algum produto de limpeza como forma de incentivar os comerciantes na tarefa de guardar o óleo de cozinha utilizado.
O processo de purificação do óleo já começa na própria casa do casal formiguense. Com a ajuda de uma peneira, Chicão e Luzia vão retirando o excesso de sujeira existente no óleo. Depois, esse material é enviado para Divinópolis, quando é realizada a purificação do produto e, por último, o óleo de cozinha passa por uma transformação e vira biodiesel, em uma indústria de São Paulo.
Chicão contou que está à procura de parceiros, já que ele e sua esposa se dividem entre a empresa Recóleo e no trabalho que desenvolvem na Alterosa Pneus. Segundo ele, o funcionário recebe por produção e pode ganhar até mais de um salário mínimo, vai depender da quantidade recolhida. Interessados podem ligar para o telefone pessoal do reciclador: 9804-4512.
O formiguense contou ainda sobre o sonho de montar uma empresa de sabão, feito a partir do óleo de cozinha e, com isso, gerar empregos no município. Ele já conversou a respeito dos seus planos com funcionários da Prefeitura de Formiga e o próximo passo será a elaboração de um projeto.
Chicão teve um papel importante à frente da Associação dos Recicladores de Formiga (Recifor), quando esteve envolvido diretamente com projetos ambientais e conheceu pessoas influentes na área. Ele deixou o cargo de presidente, segundo ele, por não ver motivação nos recicladores na questão do engajamento ambiental e, por terem visões contrárias, ele decidiu sair da associação.
Degradação ambiental
A coleta do óleo vegetal utilizado e sua reciclagem se fazem necessárias, porque o despejo dele nos ralos das pias traz males à infra-estrutura urbana, ao meio ambiente e à saúde.
Segundo pesquisas, um litro de óleo jogado na rede de esgotos irá degradar um milhão de litros de água, ou seja, o equivalente ao consumo de uma pessoa por 14 anos. Além desses prejuízos, estudos apontam que o óleo vegetal usado é prejudicial à saúde, podendo causar desde os males relacionados ao aumento de peso até o câncer.

COMPATILHAR: