Participar de um torneio de basquete a nível mundial, conhecer vários países da Europa, jogar contra equipes de diversos continentes. Essa foi a experiência vivida pelo formiguense TÚLIO MARCOS COUTO. Representando o Colégio Arnaldo de Belo Horizonte, escola onde estuda atualmente, Túlio, 16 anos, teve essa agradável oportunidade no World Schools Championship 2009, em Istambul, Turquia, entre os dias 3 e 10 de maio. Ele começou a jogar basquete em Formiga, defendeu em diversas competições as equipes do Formiga Tênis Clube, Polivalente e da Prefeitura Municipal. Sempre atento nos jogos e dedicado nos treinamentos ele sempre se destacou no esporte. No final de 2008 foi convidado a treinar no Esporte Clube Ginástico, clube que é referência no basquete mineiro e também nacional.

O time brasileiro ficou em oitavo lugar entre 30 equipes.

Em entrevista a S10 esportes, Túlio nos conta um pouco deste grande feito.

S10:O que você achou de ter participado de um campeonato como este?

Túlio:A melhor experiência da minha vida. Ter competido com as melhores escolas de basquete do mundo foi uma experiência inesquecível.

S10:Fizeram quantos jogos? Contra quem?

T:Foram sete jogos. China, Eslováquia, Grécia, Turquia, Sérvia, Dinamarca, Israel.

S10:Qual o jogo mais emocionante? E por quê?

T:O primeiro contra a China, ganhamos de 1 ponto de diferença.

S10:Por ser estreia também?

T:E também por ser China, que tem muita tradição no basquete. Também ganhamos da Sérvia de 20 pontos, e eles foram pra final do campeonato.

S10:Você viu muita diferença entre nível do basquete brasileiro e das outras equipes?

T:Há muita diferença sim.

S10:E sobre esse programa cultural? Conte-nos um pouco.

Nossa foi muito bom, nós andamos de barco na divisa da Ásia e da Europa. De um lado Europa do outro Ásia e muitos lugares turísticos.

S10:Cite alguns.

T:Blue Mosque, Ayasofia, Topkapı Palace, Dolmabahce Palace and Bosphorus Ayasofia, Topkapı Palace, Dolmabahce Palace and Bosphorus

S10:Quais as suas expectativas em relação ao seu futuro no basquete?

T:Eu vou continuar treinando, me esforçando o máximo pra conseguir ser profissional. Sei que é um longo caminho, mas espero alcançá-lo. Mas além disso pretendo fazer um curso superior.

S10:Manda um recado pra galera do basquete de Formiga.

T:Tenho que agradecer aos jogadores de Formiga e principalmente ao Higuita por tudo, por ter me ensinado tudo no basquete e tudo que eu consegui até hoje e vou conseguir é por causa de vocês ai.
Site oficial do evento World School Championship 2009: http://www.isfbist2009.org/.

COMPATILHAR: