A enxadrista formiguense, Mariana Ribeiro Teixeira, vai disputar o ?Mundial da Juventude 2011 ? World Youth Chess Championship? que acontecerá em Caldas Novas/GO, de 17 a 27 de novembro.
Mariana se classificou ao vencer o ?Torneio Classificatório Seleção Mineira de Xadrez?, categoria sub-18, naipe feminino, que foi disputado na Escola Municipal Mestre Ataíde, em Belo Horizonte, nos dias 3 e 4 de setembro. Com esta conquista, a formiguense está credenciada a participar da ?Seleção Mineira de Xadrez?. Mariana agora será treinada por um Mestre de Xadrez, e o primeiro compromisso desta seleção será o Mundial da Juventude.
Equipe Mineira de Xadrez
A Federação Mineira de Xadrez – FMX, juntamente com a Secretaria Estadual de Esportes e Juventude de Minas Gerais, lançou o Projeto Equipe Mineira de Xadrez. Desde 2009 a federação vem se empenhando para a realização deste projeto que, neste ano, tornou-se possível através da Lei de Incentivo ao Esporte. A Equipe Mineira de Xadrez tem o objetivo de proporcionar aos atletas participantes, um treinamento adequado, podendo desta forma, prosperar em seu nível técnico.
Mariana Ribeiro Teixeira
Mariana cursa o terceiro ano do Ensino Médio no Colégio Losango de Formiga (Anglo). Recentemente, conquistou o 2º lugar no vestibular para o curso de Estatística da Universidade Federal de Uberlândia.
Aprendeu a jogar xadrez em aulas ministradas no próprio Anglo, que fazem parte da grade curricular do colégio. No ano passado, com o apoio da escola e incentivada pelo professor de xadrez do Anglo, Mariana começou a disputar torneios escolares, e desde então tem crescido muito como enxadrista. Mariana tem seu próprio estilo de jogo e tem preferência pelo jogo posicional, utilizando-se muito de aberturas modernas de xadrez. Atualmente seu nome consta nas listas de rating da FMX e da Confederação Brasileira de Xadrez – CBX. Mariana é atleta da ?Casa do Xadrez?, clube/escola da capital mineira.
Principais Títulos:
Bi campeã do JERP (Jogos Escolares Rubens Paiva) 2010/2011 ? Módulo II feminino;
Vice-campeã da Fase Micro Regional (SER-Passos) do JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais) 2010 ? Módulo II feminino;
Campeã da Fase Micro Regional (SER-Passos) do JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais) 2011 ? Módulo II feminino;
Bi campeã da Fase Regional Sul do JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais) 2010/2011 ? Módulo II feminino;
Duas vezes medalha de bronze na Fase Estadual do JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais) 2010/2011 ? Módulo II feminino;
Campeã do 1º Festival da Juventude de Xadrez Rápido 2010 sub-16;
Atual Campeã Mineira de Xadrez Clássico ? Categoria Sub-18 Naipe feminino.

COMPATILHAR: