O ensino de qualidade nas escolas públicas de Formiga mostra que os alunos podem ir mais longe e conquistar medalhas pela dedicação aos estudos. O aluno da Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte, Guilherme Barboza Mendonça, de 14 anos, conquistou medalha de ouro na 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2014), no nível 2 (8º e 9º ano). A olimpíada é composta por duas fases.
Guilherme cursou todo o ensino fundamental em escola pública, até 5º ano na Escola Municipal Franklin de Carvalho e do 6º ao 9º ano na Escola Estadual Joaquim Rodarte. ?Participar das olimpíadas é um momento a mais de testar meus conhecimentos e desafiar minha capacidade, faço com prazer e sem pressão dos meus pais?, destacou o estudante.

De acordo com a mãe de Guilherme, Flávia Bernardo, o aluno sempre gostou de participar deolimpíadas escolares e já conquistou medalha de bronze na OBMEP em 2012 e 2013.?Ele ainda conquistou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e ainda conquistou o segundo lugar no Exame de Seleção para ingresso no Curso Técnico em Informática Integrado do IFMG – Campus Formiga (1º ano do ensino médio)?, explicou.

Flávia Bernardo disse ainda, que o estudante sempre foi dedicado e responsável, não sendo necessárias cobranças. ?Sinto muito orgulho do Guilherme, acredito que todo esse comprometimento compensará no futuro. Ele é responsável pela sua rotina de estudos, sempre teve muita facilidade em todas as matérias, mas tem uma afinidade enorme com matemática?.

Guilherme Barboza já participa há dois anos do Projeto ?PIC Junior?, Projeto de Iniciação Científica Júnior. Um sábado por mês, ele vai a Divinópolis estudar matemática e ainda recebe R$ 100, por mês a título de Bolsa diretamente do CNPQ.

Outro aluno do Joaquim Rodarte que conquistou medalha de ouro na Olimpíada de Matemática foi João Vítor Pereira da Silva, no nível 1 (6º e 7º ano). Jéssica Faria de Castro conquistou a medalha de prata, Eduarda Alves Rezende e Giovanna da Silva Castro ganharam medalha de bronze.

A diretora da escola, Iêda Maria Diniz e Silva parabeniza os alunos que participaram da 10ª OBMEP e foram premiados. Segundo ela, o Joaquim Rodarte está em destaque na Superintendência Regional de Ensino de Passos, graças ao esforço dos alunos e professores.
A premiação será entregue em meados de maio deste ano, no Rio de Janeiro, com a participação da presidente Dilma Housseff.

COMPATILHAR: