O atleta formiguense Matheus Oliveira Diniz da equipe Marcelo Garcia Academy conquistou o segundo lugar no Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu, realizado no início deste mês, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.
O campeonato reuniu atletas de várias partes do mundo e contou com a participação de 3.500 competidores.
? Foi muito bom voltar aos Estados Unidos e disputar novamente o Mundial, deu pra ver o quanto eu amadureci e lutei bem. Em todas as minhas lutas eu estava confiante, tranquilo. Todas as posições estavam encaixando, consegui finalizar as cinco primeiras lutas e somente na semifinal que ganhei nos pontos. Fui pra final pra finalizar e ser campeão. Abri o jogo, fui para cima e num vacilo fui finalizado. Gostei do meu desempenho, agora vou treinar mais pra fazer melhor do que fiz no Mundial de 2013?, ressaltou Matheus Oliveira.
A próxima competição do atleta formiguense será também nos Estados Unidos, no Boston Internacional Open IBJJF Championship, no dia 25 de agosto. No ano passado neste mesmo evento, Matheus foi campeão na categoria médio e no absoluto da faixa roxa.
A luta
Acostumado a lutar na categoria de 76 kg até 82 kg, Matheus não quis fazer uma rigorosa dieta e disse que lutaria na categoria de 82 kg até 88 kg, pois já obteve bons resultados nas competições em que disputou.
Durante o campeonato na Califórnia, com mais de 80 competidores na sua categoria, Matheus finalizou as suas cinco primeiras lutas e, na semifinal, venceu por pontos o americano Shiloh Roberts da academia do Saulo Ribeiro. Na final, enfrentou Manuel Diaz, pupilo de Caio Terra. Na maratona de sete lutas, Matheus foi finalizado no finalzinho da luta, ficando em segundo lugar.
Conheça o atleta
Matheus Oliveira Diniz é conhecido como ?pitbull? devido à sua explosão e força nos tatames. O atleta já é comparado com o renomado lutador Marcelinho Garcia, por causa do estilo de luta.
Em Formiga, Matheus começou a lutar por incentivo do professor Rodrigo Ranieri. Depois foi para Poços de Caldas em busca de novos treinamentos. Em 2010, o atleta se tornou campeão mundial na faixa azul.
Em 2011, já graduado na faixa roxa, Matheus foi treinar jiu-jítsu nos Estados Unidos, porém não conseguiu conquistar um título no Campeonato Mundial de Jiu-Jítsu. Um tempo depois o atleta voltou ao Brasil e apurou suas técnicas. Quando regressou aos Estados Unidos, Matheus foi treinar em Nova York, na academia do tetracampeão mundial Marcelinho Garcia, ocasião em que pôde aperfeiçoar suas técnicas, o que possibilitou conquistar o vice-campeonato neste ano, na Califórnia.

COMPATILHAR: