Jogar na elite do basquetebol americano, a NBA é, sem dúvidas, o maior sonho de qualquer jogador da modalidade.

Essa realização não é nada fácil, mas um dos melhores caminhos para alcançá-la é jogar por uma universidade que disputa a primeira divisão dos Estados Unidos. Etapa já conquistada por cinco brasileiros, dentre eles, o formiguense Túlio Silva,de 20 anos, que joga pela South Florida. Os outros atletas brasileiros são: Lazaro Rojas, atleta do Fresno State, Lucas Siewert, do Colorado, Paulo Cruz, do Arizona e Rafael de Souza, atleta doNorthern Iowa.

O formiguense despontou no basquete ainda aos 14. Desde então ele passou pelo Olímpico, em Belo Horizonte, fez parte de seleções estaduais e nacionais;e em 2014 partiu para o sonho americano. Em agosto de 2015, começou a estudar na South Florida, mas não teve autorização para jogar por questões burocráticas. Agora, liberado, não vê a hora de colocar seu talento em quadra. Os jogos da liga universitária começaram na sexta-feira (11).

“Meu primeiro ano aqui foi difícil, mas proveitoso. Pude treinar e fazer tudo com o time, mas sem participar dos jogos. Foquei muito nos meus estudos e também em treinar meu corpo e ficar mais forte. Pelo esforço que fiz ano passado, me sinto bem melhor fisicamente e mais adaptado aos Estados Unidos”, disse o atleta, que mede doismetros.

Em um amistoso de preparação no fim de semana, Tulio mostrou sua capacidade de explosão, com belas enterradas. Ele marcou 26 pontos e pegou 16 rebotes na vitória por 72 a 64 sobre Nova Southeastern.

Túlio é filho de Ronilson Roquelino da Silva, que jogou futebol como lateral no Nacional, no FEC e no Valério de Itabira e Denise Sebastiana da Silva.

(foto: divulgação/globo.com

 

Fonte: globo.com ||

COMPATILHAR: