Da Redação 

O formiguense  Juliano Avelar Araújo foi um dos vencedores do prêmio Capes de Tese- 2017.

A premiação faz parte do concurso nacional promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que avalia as  melhores  teses de doutorado  em áreas específicas.

Juliano foi premiado pela apresentação de tese de doutorado em engenharia com o trabalho intitulado: “Obtenção e caracterização microestrutural e química de recobrimentos multicamadas de NbN/CrN para aplicações tribológicas pelo processo de deposição  física  de  vapor”.

A tese   foi desenvolvida no Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), sob orientação do Professor Dr. André Paulo Tschiptschin, do programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica da USP.

O trabalho já deu origem há duas patentes de cunho tecnológico, sendo de grande relevância para a área automotiva. A tecnologia desenvolvida por Juliano já está sendo empregada em indústrias de nível mundial, por exemplo a Mahle Metal Leve S.A. empresa onde o autor trabalha desde 2001.

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 7 de dezembro em Brasília e o prêmio será entregue diretamente pelas mãos do Ministro da Educação José Mendonça Bezerra Filho. Na solenidade, serão anunciados os ganhadores do Grande Prêmio, outorgado para a melhor tese selecionada entre as vencedoras do Prêmio Capes de Tese, agrupadas em três grupos de grandes áreas.

A lista dos agraciados está disponível na internet.

 Prêmio Capes de Tese

O Prêmio consiste em diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de até 12 meses para o autor da tese; auxílio para participação em congresso nacional, para o orientador, no valor de R$3 mil; distinção a ser outorgada ao orientador, coorientador e ao programa em que foi defendida a tese; além de passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação.

 

IMPRIMIR