O médico formiguense Gustavo Felipe Monteiro de Castro lançará, nesta quinta-feira (20), o livro ?A Culpa?. O evento será no Centro Cultural Casa do Engenheiro, a partir das 20h.
A obra lançada pela Editora Scortecci é um romance de 200 páginas que conta a realidade dos antigos manicômios brasileiros e os detalhes de quem neles viveu por décadas. Só mesmo um médico que viveu esta época pode descrevê-la. O autor vivenciou de muito perto esta realidade, e conta como pode ser inviável a sobrevivência neste ambiente. Também relata a evolução dramática da culpa. O desenvolver da obra e o final imprevisível fazem com que o leitor se envolva do início até sua conclusão.
?Meu pai continua a escrever. Mesmo morando em Juiz de Fora, sei que usa seus poucos horários vagos para contar suas histórias. Gosto disto. Gosto de lê-las. Recebi por e-mail seu livro A Culpa e comparei-o com os outros. A culpa é um livro de enredo denso, pesado. É um livro que expõe a crueza da doença mental e seus desdobramentos. Seu estilo se transforma numa trama angustiante, contextualizada na época em que os doentes mentais viviam sob o estigma da intratabilidade. A obra leva a reflexões mais profundas, inclusive sobre o sentido e o valor da vida. Certamente será um livro a mexer com a cabeça de quem o leia?, declara Ricardo Fortes Monteiro de Castro.
O autor
Gustavo Felipe Monteiro de Castro é médico gastroenterologista. Nascido em Muriaé e radicado em Formiga há vinte e seis anos, começou a escrever poemas aos quinze anos. A Culpa é seu segundo romance editado. Também foram produzidos os romances Branco de Ubu (editado pela Scortecci Editora), A Incrível Saga de Sebastião Bom Cabelo e O Primeiro Pecado Capital. É membro fundador da Academia Formiguense de Letras.

COMPATILHAR: