No dia 03 de novembro, na cidade de Uberlândia aconteceu o XXI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química (SBQ-MG).
Na oportunidade a Mestra em Ciências e Professora de Química do UNIFOR-MG, Marcele Ferreira apresentou dois trabalhos intitulados ?Atividade tripanocida da fração hidroalcoólica do extrato etanólico de Aegiphila sellowiana (Verbenaceae)? e ?Constituintes químicos da fração hexânica do extrato hidroalcoólico de Aegiphila sellowiana (Verbenaceae)?. Ambos fazem parte do seu trabalho de Mestrado.
Marcele Ferreira, que a natural de Formiga, tem apenas 25 anos, concluiu sua graduação de licenciatura em Química no UNIFOR-MG em 2004 e o Mestrado em Ciências em março, pela UNIFRAN.
Para a construção de sua tese, Marcele estudou a planta conhecida popularmente como ?Tamanqueira? frente a microrganismos bucais, doença de Chagas e estudou seus constituintes químicos. ?É muito importante o estudo e a divulgação de trabalhos relacionados a doenças que afetam países subdesenvolvidos como o Brasil. O perfil da saúde bucal do brasileiro deixa muito a desejar, uma vez que a desmotivação com a limpeza dos dentes e a falta de condições financeiras para adquirir os instrumentos de limpeza adequados são fatores decisivos para a falta de manutenção da saúde bucal no Brasil. Da mesma forma, a doença de Chagas, que atinge milhares de brasileiros, também necessita de mais estudos, a fim de desenvolver possíveis medicamentos oriundos de fontes naturais, como vegetais, que sejam capazes de curar ou amenizar os sintomas dessa doença, os quais sejam realmente eficazes e de custo acessível à população mais carente do Brasil?, diz Marcele.

COMPATILHAR: