O formiguense José Antônio Firme, chefe de Divisão da Igualdade Radical e membro da Federação dos Quilombolas, ministrou no sábado passado (23) uma palestra sobre o Estatuto da Igualdade Racial durante o 1º Encontro regional dos Quilombolas do Médio Jequitinhonha, na cidade de Berilo.
Durante a palestra, o formiguense esclareceu sobre diversas questões sobre a Lei 12.288/2010, que sancionou o Estatuto da Igualdade Racial, garantindo direitos à saúde, educação, moradia, segurança, trabalho e direito à terra. Cerca de 150 quilombolas participaram da palestra.
Segundo José Antônio Firme, o evento foi promovido pela Federação Quilombola Estadual, em parceria com o Centro de Documentação Eloi Ferreira, Prefeitura e Secretaria de Educação de Berilo. O objetivo foi reunir as comunidades do Médio Jequitinhonha para identificar as necessidades de cada uma e encaminhar essas propostas para a Secretaria Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (Sepir), a fim de auxiliar as comunidades quilombolas a terem melhores condições de moradia, que são em alvenaria, e saneamento básico.
Minas Gerais tem atualmente cerca de 400 comunidades quilombolas tituladas, e deve ter outras 80 que ainda não receberam titulação. Mas não há uma estimativa de quantos quilombolas há no Estado, esse número deve ser conhecido com o Censo 2010.
A Federação dos Quilombolas tentará se reunir com o governador de Minas para apresentar a ele as propostas para as comunidades e pedir apoio à entidade.

COMPATILHAR: