Na última reunião ordinária da Câmara Municipal (dia 25), a professora Elizabeth Silva Pimenta, os alunos Luís Henrique Arantes (9º ano) e Igor Geraldo de Freitas (6ª série), da Escola Municipal Arlindo de Melo, foram até o Legislativo compartilhar com os vereadores a experiência de representar a cidade na 3ª Conferência Nacional Infanto-juvenil do Meio Ambiente, que ocorreu de 5 a 8 de abril, em Brasília
Luís Henrique foi o delegado que representou a escola e Igor Freitas o autor do desenho selecionado para a Conferência Nacional. O tema trabalhado foi ?A água que queremos? e o desenho recebeu o título de ?Sede Zero?.
Segundo a professora Elizabeth Pimenta, em 2008, a escola recebeu o Projeto Com Vida, do Ministério do Meio Ambiente, com vários temas a serem trabalhados e coletânea de livros. Debateram os temas, deram o primeiro passo, que foi uma Conferência Escolar quando foram discutidas ações da Agenda 21, e escolheram o tema ?A água que bebemos?. O projeto que criaram foi para a revitalização da lagoinha do bairro Maringá e da Mina do Jequitibá, que ficam perto da escola.
O projeto foi enviado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e selecionado, então a escola participou da segunda etapa, que foi a Conferência Estadual. Apenas 26 cidades de Minas foram escolhidas para participar da Conferência Nacional e Luís Henrique foi selecionado para representar a cidade Formiga. ?A Conferência foi um prêmio para a escola. Entramos não acreditando em nosso potencial e acabamos representando a cidade?, comentou a professora.
Luís Henrique ressaltou que serão selecionados quatro jovens para a Conferência Internacional do Meio Ambiente, que acontecerá no Brasil em 2010.
Presente na reunião da Câmara, o secretário municipal de Gestão Ambiental, Paulo Coelho, assistiu a apresentação e afirmou que já estão buscando verba em Brasília para revitalizar a nascente do Jequitibá.

COMPATILHAR: