A estudante de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Carolina Amarante Boaventura, participou Na quinta-feira (7), da exposição ?Escola de Arquitetura da UFMG: lembrança do passado, visão do futuro?, que integra as comemorações dos 80 anos da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte.
A exposição da formiguense foi com a pesquisa ?A Mediação da Informação e a Lei de Assistência Técnica? (Diálogos), concorrerá ao ?Prêmio EA80 anos: 01 ideia para Belo Horizonte? apresentando a teoria da mediação da informação como lugar de encontro entre arquitetos e moradores, com o objetivo da troca de conhecimentos entre os saberes científicos e populares, visando à promoção da autonomia dos envolvidos.
O trabalho desenvolvido no grupo de pesquisas da UFMG ?Práticas Sociais no Espaço Urbano? (Praxis) pelas estudantes Carolina Boaventura e Cecília Reis, sob orientação da professora Denise Morado, foi apresentado em seminários e congressos nas cidades de Lisboa (Portugal), São Paulo, Belo Horizonte, e participará de eventos em Boston (EUA), Goiânia e Porto Alegre.
A pesquisa foi um diálogo com moradores de uma comunidade carente de BH. As alunas ouviram os relatos das experiências e a prática dos moradores destas comunidades em relação a infraestrutura das ruas como rede de esgotos e rede fluvial e as pequenas casas e oferecem orientações técnicas em relação as práticas dos moradores, uma forma de trocas de saberes populares com a técnica e o conhecimento científico.

COMPATILHAR: