Cerca de 7 mil apaixonados por internet e tecnologia participaram do Campus Party Brasil 2009, que aconteceu de 19 a 25 de janeiro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. O formiguense Paulo Miguel Oliveira, de 19 anos, aluno do terceiro ano no curso de engenharia elétrica da Universidade Federal de Viçosa, esteve presente no evento.
Segundo Paulo Miguel, a Campus Party é uma festa que acontece na Espanha desde 1997 e, no Brasil, é realizada desde o ano passado. ?Esta festa é também uma feira, onde são exibidas inovações tecnológicas que são voltadas para as pessoas comuns, como desenvolvimento de softwares livres, inovações em robótica, como o robô que foi apresentado e montado em pleno Campus Party este ano, o CP01, que foi o primeiro robô livre, ou seja, através de um site (www.theopenrobotproject.org ), pode-se acompanhar, ter acesso e colaborar com o projeto dele, o que é inédito no mundo?, explicou o formiguense.
Paulo Miguel conta que também havia stands em que as empresas exibiam seus produtos e apresentaram suas novas tecnologias. ?Já a arena é voltada para os 6000 campuseiros, as pessoas que ficaram lá acampadas e tiveram acesso a uma conexão com a internet de dez gigabytes por segundo?, revela.
Durante os sete dias de evento, várias ícones do mundo da tecnologia compareceram na Campus Party, como Tim Bernes-Lee, o cara que inventou a internet, e Maddog, gerente da Linux internacional, além de autoridades renomadas no país, como José Serra, Gilberto Kassab, Gilberto Gil e Lobão, que ministraram palestras e participaram de debates.

COMPATILHAR: