O formiguense e produtor cultural Joe Bazílio ganhou um concurso da Unesco para criação do logotipo que marca os 60 anos da Declaração de Utilidade Internacional do Esperanto, como língua de trabalho entre todas as nações.
Com a participação de mais de 200 designers, de todas as partes do mundo, o logotipo vencedor apresenta características que agradaram os diretores do comitê de relações internacionais para assuntos linguísticos.
Joe Bazílio relatou que foi uma surpresa ter vencido o concurso. ?Recebi o pedido, por meio de um amigo que mora em Natal, Fernando Maia. Ele meperguntou se eu estaria interessado em ajudar nesse projeto. Fiz o esboço que desse significado à proposta. Enviei o layout sem muita convicção, sabendo que designers famosos estavam no páreo. Esse é um motivo de alegria, saber que nosso trabalho está dando frutos constantes, pelo menos a nível internacional?, disse.
De acordo com a coordenadora do núcleo linguístico para a África, Mireille Grosjean, ?as duas cores tocam uma a outra, parecem estar de mãos dadas, se fundindo. O logo se parece comum oito deitado, significando uma ideia positiva. As duas palavras estão ligadas, sem espaço entre elas, significando os laços estreitos. As cores respeitam as cores padronizadas. Estão em perfeita harmonia?.
Segundo o diretor geral de relações entre Unesco e a UEA, OsmoBuller, o logotipo sintetiza com perfeição a ideia do apoio da Unesco ao esperanto e faz sugestões para que ele seja enviado com o slogan ?60 anos juntos? a todas as associações mundiais de esperanto, com suas respectivas traduções nas línguas nacionais.

COMPATILHAR: