A Prefeitura de Formiga, por meio do Setor de Esportes, desenvolve o projeto ?Novo Basquete Formiga?, para incentivar os adolescentes e jovens na prática desse esporte. O principal objetivo do projeto é afastar os garotos de todos os malefícios que a sociedade oferece no dia a dia.
O projeto vem fazendo muito bem o seu papel na vida dos participantes, além de proporcionar uma vida mais saudável, os atletas que participam do ?Novo Basquete Formiga? tem uma grande chance de ingressarem na carreira profissional de basquete, foi o que aconteceu com dois garotos formiguenses que participavam do projeto.
Túlio Henrique da Silva e Tadeu Santos Ferreira, ambos com 14 anos de idade. Túlio Silva, que hoje mora no alojamento do time do Olímpico, em Belo Horizonte, joga basquete há 8 meses e já está a caminho de se tornar um grande profissional na área. Ele já participou de vários campeonatos como Copa Estadual de Basquete, terminando em 2º lugar; Campeonato Metropolitano, sendo campeão e várias outras competições.
Tadeu Ferreira joga basquete há mais tempo e também está em um bom caminho, ele pratica a modalidade há cerca de 3 anos e 9 meses e também foi um atleta lançado por meio do projeto da Prefeitura. Ele atua no time do Sesi, em Uberlândia, e atualmente mora no alojamento do clube, é um atleta que disputou vários campeonatos como Campeonato Estadual, terminando em 3º lugar.

COMPATILHAR: