O presidente do Rotary Club de Formiga, Lutério de Freitas Costa, a líder do programa de Intercâmbio de Grupo de Estudo (IGE) do distrito 4560, Geralda Maria Maia Cordeiro de Azevedo, e a membro do grupo, Fernanda Resende de Oliveira Sousa, estiveram na Câmara Municipal na última segunda-feira (11), quando apresentaram sobre o intercâmbio que será feito em Chicago, onde se situa a sede principal do Rotary Club.
Ao início da explanação, Lutério Costa destacou que o Rotary foi fundado em 1905, por um advogado chamado Paul Percy Harris. O presidente ressaltou que Rotary quer dizer rotativo, uma vez que as reuniões que o grupo faziam eram rotativas, ou seja, cada vez realizada em um lugar diferente. Hoje, no mundo, existem segundo ele mais de 1,2 milhão de rotarianos. O clube tem várias metas, uma delas é erradicar a paralisia infantil, além de atuar em diversas áreas sociais.
A líder do IGE enfatizou que o projeto de intercâmbio visa defender interesses da comunidade, em vários setores. O objetivo é manter a amizade entre os povos , ressaltou. Existe tanto o intercâmbio de jovens estudantes quanto o de profissionais jovens, em uma troca mútua de experiências. O IGE de Formiga irá em breve para Chicago, onde divulgará um pouco das culturas brasileira, mineira e formiguense, abordando a arquitetura, arte, as características de cada região do Brasil, o turismo em cidades históricas de Minas, festas tradicionais, estilos musicais, esportes, dentre outros assuntos.
Recentemente, um grupo de rotarianos de Illinois (USA) visitou Formiga, quando conheceram várias instituições e levaram boas impressões da cidade. Foi uma oportunidade de quebrar estereótipos e trocar experiências, avalia Geralda Azevedo. O IGE do distrito 4560 tem representantes do Rotary de Formiga, de Lavras, Itaúna, e Monte Sião.

COMPATILHAR: