No dia 16 de agosto, a partir das 10h00, será inaugurado em Pimenta, na Rampa do Cruzeiro, o clube de Vôo Livre Gaviões da Serra, que tem como ideal a popularização do vôo livre.
A abertura oficial contará com a participação de mais de 30 pilotos de toda a região e o clube e a prefeitura irão disponibilizar três profissionais para fazerem 20 vôos duplos experimentais. Após os vôos haverá entrega de troféus aos participantes e um show. Segundo Deyvid Arantes, presidente do grupo, não é necessário fazer inscrição, basta comparecer e vislumbrar as maravilhas do vôo e da serra.
O grupo possui 12 sócios fundadores e existe desde de maio deste ano. Deyvid disse que para se filiar, o interessado deve ter participado de um curso próprio com instrutor autorizado e também deve fazer uma prova escrita sobre a prática de parapente. ?Depois de ser aprovado, o piloto pode voar nas rampas de todo o Brasil. Para participar do curso, é necessária apenas boa condição física e vontade de voar, depois é só comprar o equipamento e chegar às nuvens, mas claro que com um pouco de cautela e prudência para não sofrer nenhum tipo de acidente? ressaltou Deyvid.
Segundo Deyvid o a prática de parapente na região começou em 2005 com os pilotos: Damaso Nascimento, de Formiga, Cristiano, de Piumhi e Luciano, de Guapé. Hoje o grupo possui mais de 20 pilotos, número que não para de crescer devido aos cursos realizados todo ano na região. Pimenta apresenta clima ideal e rampas específicas para a prática do esporte. Também há em Formiga, Guapé, Ilicínea, Itapecerica e Piumhi, rampas para essa finalidade.

Parapente
O parapente (paraglider em inglês), é um aeroplano, em que a asa é semelhante a um pára-quedas, que não apresenta estrutura rígida e que suspende por linhas o piloto e possíveis passageiros.
É denominado paramotor o parapente em que é instalado um motor para propelir o piloto.
A prática de parapente pode ser praticada tanto para recreação quanto para fins competitivos, onde é denominado como esporte radical.
O parapente começou em 1965 com a velasa, criada por Dave Barish, onde Domina Jalbert inventou paralelamente uma espécie de pára-quedas cujo velame é composto por celular, para gerar efeito asa. Com a evolução dessas invenções e com as novas adaptações chegou-se ao atual parapente.

COMPATILHAR: