Formiguenses participaram na sexta-feira de um treinamento no qual foram esclarecidas dúvidas e se ensinou a elaborar projetos para a primeira edição do Edital de Seleção para Implementação de Pontos de Cultura.
A iniciativa, que integra o programa Mais Cultura do Ministério da Cultura (MinC), chega ao Estado através de parceria entre o MinC e o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. Os governos federal e estadual destinarão R$ 18 milhões para a implantação de 100 novos Pontos de Cultura no Estado. O prazo para instituições sem fins lucrativos, de caráter cultural ? ou com histórico de atividades culturais comprovadas – enviarem sua proposta termina no dia 20 de março.
O Ponto de Cultura não tem um modelo padrão, nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade. Um aspecto comum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e a comunidade.
Para se tornar um Ponto de Cultura é preciso participar da seleção por meio de edital público ? até hoje a Secretaria de Programas e Projetos Culturais do MinC, que coordena o Programa Cultura Viva, já emitiu quatro editais.
Vale lembrar que a gestão pública não pode participar ou entrar no edital. De acordo com Maria Andrada, secretária de Cultura, os membros da Secretaria Ivanir Avelar ? representante do Núcleo Artístico Maestro Zexinho ? o dramaturgo Gilberto Basílio e José Antônio Firme, membro do Conselho Municipal da Identidade Negra, participaram do treinamento de modo a poderem instruir ou orientar os interessados em participar do edital.
Quem pode participar?
Os grupamentos culturais que podem participar do edital são: Grupos de Manifestações Culturais, Associações, Sindicatos, Cooperativas, Fundações Privadas (sem fins lucrativos), Associações de Pais e Mestres de Escolas Comunitárias, Organizações de Sociedades Civis de Interesses Públicos (OCIPs) e Organizações Não-Governamentais (ONGs). Todas devem ter algum tipo de cunho cultural.

COMPATILHAR: