Os atletas de jiu-jitsu de Formiga, Bruno Viana e Rodrigo Santana foram aprovados no Curso de Regras e Arbitragem em Belo Horizonte, que ocorreu em maio.
Os resultados foram divulgados na segunda-feira (16) e Bruno ficou em primeiro lugar na classificação para árbitro. Já Rodrigo Santana ficou em 13º lugar no curso de regras.
Cerca de 70 atletas participaram do treinamento que foi ministrado pelo professor Álvaro Mansor, titular do setor de Arbitragens da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu CBJJ e IBJJF.
Durante o curso, foram ministradas aulas práticas e teóricas em um dia, já no outro foi aplicada uma prova visual prática e outra prova escrita de múltipla escolha e perguntas abertas.
Bruno já faz parte do quadro de árbitros da Liga Brasileira de Jiu-Jitsu há três anos e atuaem grandes eventos realizados por esta entidade. Com o bom desempenho, em breve ele poderá atuar em competições da Confederação Brasileira e International Brazillian Jiu-Jitsu Federation.
Além de árbitro, Bruno, que é faixa preta em jiu-jitsu tem acumulado vários títulos ao longo de 14 anos que pratica a modalidade.
Já Rodrigo Santana, também faixa preta, que já fez outros cursos, agora passará a estagiar em eventos nacionais e internacionais no intuito de galgar uma vaga na arbitragem. Ele está afastado das competiçõe se atua, hoje, como professor de atletas profissionais e em academias, em especial no projeto social ?Tatame Nosso?, iniciado por Rodrigo há cerca de três meses no bairro Cidade Nova. A proposta foi feita em parceria com a Escola Municipal Angelita Gomes Pereira e reúne cerca de 60 alunos que têm a oportunidade de aprender a modalidade gratuitamente.
?Sem dúvidas o curso foi extremamente enriquecedor, principalmente pela oportunidade de aprender sobre as atuais mudanças nas regras. Todo esse conhecimento dá amplitude nos ensinamentos que repasso aos meus alunos todos os dias?, comentou Rodrigo.
Próximas competições
Nos dias 27 e 28 de julho, os atletas estarão competindo na Copa Leão Dourado que acontecerá na cidade de Betim, onde Bruno também atuará na arbitragem.

COMPATILHAR: