Pelo menos 34 cidades mineiras estão em alerta por conta de uma forte onda de calor que atinge várias regiões do país. Os perigos à saúde vão de uma desidratação à hipertermia, que pode levar à morte. Os municípios em estado crítico ficam no Triângulo, em parte das regiões Oeste, Noroeste e Norte. Confira a relação no fim da matéria.

Os riscos estão em um comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgado nesta terça-feira (6). O alerta permanece pelo menos até sexta-feira (9). De acordo com o meteorologista Claudemir Félix, o aviso de perigo foi emitido por que, desde a semana passada, algumas cidades estão com termômetros acima dos 40ºC.

Para os próximos dias, os termômetros devem ficar até 5ºC acima da média histórica nessas localidades. “A persistência da temperatura elevada por vários dias consecutivos traz riscos para a saúde”, explicou o especialista.

Por isso, os cuidados, principalmente a hidratação, não podem ser ignorados. É preciso aumentar a ingestão de líquidos, além de se evitar a prática de atividades físicas ao ar livre, das 10h às 17h.

Calorão na capital

Belo Horizonte não foi incluída no alerta, mas o calor excessivo continuará catingando os moradores da metrópole Segundo o Inmet, a capital pode registrar novo recorde de temperatura na próxima quinta-feira (8), com termômetros marcando 38ºC.

Até então, o dia mais quente da história do município foi no último domingo, quando a temperatura chegou a 37,8ºC.

Refresco

O alívio, ainda que temporário, não deve demorar. De acordo com Claudemir, a partir de sábado (10) as regiões Metropolitana, Sul, Zona da Mata, Triângulo e Campos das Vertentes devem registrar temporais.

– Foto: Reprodução Inmet

Confira abaixo lista das cidades mineiras em alerta por causa do calor intenso:

1 – Água Comprida
2 – Araguari
3 – Araporã
4 – Cachoeira Dourada
5 – Campina Verde
6 – Campo Florido
7 – Canápolis
8 – Capinópolis
9 – Carneirinho
10 – Centralina
11 – Comendador Gomes
12 – Conceição Das Alagoas
13 – Conquista
14 – Delta
15 – Fronteira
16 – Frutal
17 – Gurinhatã
18 – Ipiaçu
19 – Itapagipe
20 – Ituiutaba
21 – Iturama
22 – Limeira Do Oeste
23 – Monte Alegre De Minas
24 – Nova Ponte
25 – Pirajuba
26 – Planura
27 – Prata
28 – Santa Vitória
29 – São Francisco De Sales
30 – Tupaciguara
31 – Uberaba
32 – Uberlândia
33 – União De Minas
34 – Veríssimo

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: