A chuva que provocou estragos e inundações na capital paulista na terça-feira passada (8), deixando mais de oito mortos no Estado, foi a maior registrada em dez anos, desde a fundação do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), em 1999. Segundo o CGE, a chuva registrada durante as 24 horas, até a meia-noite do dia 8, chegou aos 77,4 milímetros de chuva.
Se comparado com os registros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que faz a medição desde 1943, essa marca passa a ser a segunda maior para o mês de dezembro desde 1988, quando foi registrado em 24 horas o volume de 151.8 mm, no dia 21. Pelos registros do CGE, a marca de terça-feira bateu o recorde observado no dia 24 de maio de 2005, quando o volume atingiu os 76,2 mm.
A chuva vem atingido a cidade de São Paulo quase todos os dias desde o dia 20 de novembro, com uma trégua apenas no dia 30. Segundo especialistas, as fortes precipitações que atingem várias regiões do país, além de São Paulo, já podem ser um reflexo das mudanças climáticas. Especialistas informam ainda que, do ponto de vista meteorológico, este ano foi muito diferente dos anteriores, principalmente pelos altos índices de chuvas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste durante o inverno.

COMPATILHAR: