Pesquisadores da Universidade Federal do Acre (Ufac) apresentaram, nesta semana, um fóssil de jabuti gigante que viveu na região amazônica há pelo menos 8 milhões de anos.
De acordo com o professor Edson Guilherme, membro do Laboratório de Paleontologia da instituição, o animal media cerca de 1,7 m de comprimento e tinha em torno de 1 m de altura.
Os pesquisadores acreditam que o animal seja semelhante aos jabutis que habitam a ilha de Galápagos.Essa descoberta é importante porque evidencia que tínhamos exemplares desses animais aqui, no continente americano, e que somente os que migraram sobreviveram, explica Guilherme.
Segundo ele, os jabutis gigantes provavelmente foram ancestrais diretos das espécies hoje encontradas em Galápagos em menores dimensões. Outros fósseis já haviam sido descobertos na Argentina, mas esta é a primeira vez que uma reconstituição completa é feita pelos paleontólogos.
Os fragmentos dos fósseis foram descobertos na cidade de Assis Brasil, na fronteira entre o Brasil e o Peru, em 1995. Somente em 2010, o material começou a ser analisado para se reconstituir o animal. Havia muita dificuldade porque eram fragmentos muito pequenos e com muita crosta por cima, disse o pesquisador.

COMPATILHAR: