O dia é tenso. A comida não é saudável. Soma-se a pílula anticoncepcional e o cigarro para aliviar o estresse. Está pronta a receita para aumentar o risco de hipertensão em mulheres. Por si só, cada um desses hábitos é um fator de risco à saúde.
O fumo e as alterações nos níveis de colesterol e hormônios estão diretamente ligados ao risco de doenças vasculares periféricas ? varizes, erisipela, tromboses, flebite e até mesmo o AVC (acidente vascular cerebral), conhecido como derrame ou trombose cerebral.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os hormônios femininos, o estrogênio e a progesterona, quando em níveis alterados, formam um coágulo ou trombo nas vias arteriais, o que pode provocar um aumento nos níveis de colesterol ruim (LDL), com redução do HDL, o colesterol bom.
Mas não é qualquer anticoncepcional que pode representar perigo. Os anticoncepcionais orais (pílulas) são os mais nocivos, porque contêm os dois tipos de hormônios. Os injetáveis só contêm progesterona. O problema é mais frequente em mulheres acima dos 35 anos, por isso, os anticoncepcionais são contra-indicados para essas pacientes. O risco de doenças vasculares em mulheres fumantes pode aumentar entre quatro e dez vezes em relação às não-fumantes.
Outra preocupação necessária deve ser tomada durante a gestação. Algumas mulheres podem desenvolver hipertensão durante o período, uma vez que são submetidas a mais pressão. Uma das complicações possíveis é a retenção e presença da pré-eclâmpsia na urina, que restringe a circulação sanguínea na placenta, causando possíveis complicações ao bebê

COMPATILHAR: