Indigenistas da Fundação Nacional do Índio (Funai) mapearam a tramitação interna no órgão de dez novos processos de nomeações nas coordenadorias regionais espalhadas pelo país.

De acordo com o blog do jornalista Matheus Leitão, a Funai já havia trocado oito coordenadores até dezembro de 2019 nas regiões de Itanhaém (SP), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC), Palmas (TO), Guarapuava (PR), Alto Solimões (AM), Dourados (MS) e Humaitá (AM).

Historicamente, os cargos de coordenadores regionais sempre foram livres de ingerência política. Até por isso, o novo modelo de troca tem gerado críticas e protestos de indígenas de diversas regiões. Antes, trocas eram dialogadas com os indígenas, suas representações e servidores.

Entre as várias atribuições, os coordenadores regionais cuidam de necessidades administrativas, como processo de compras de veículos, combustível, troca de pneus dos carros do órgão, até as demandas cotidianas dos indígenas da região, como intermediar o acompanhamento da saúde da população local e organizar relações dos povos recém contatados.

Em dezembro do ano passado servidores da Funai afirmaram ao blog que as trocas feitas nos estados até o fim de 2019 atendiam demandas da área militar e ruralista do governo. De acordo com esses servidores, os novos representantes pretendem dar “uma nova gestão à política indigenista brasileira”.

 

Fonte: G1 ||
COMPATILHAR: