Cerca de 130 funcionários da Santa Casa de Caridade de Formiga fizeram uma manifestação pacífica pelas ruas de Formiga. A passeata ocorreu nesta segunda-feira (8), com início às 13h.
Os servidores (enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, estagiários e responsáveis pela cozinha, limpeza e lavanderia) se reuniram na porta do hospital e seguiram pelas ruas, com cartazes, apitos, chic-choc e megafone, como forma de sensibilizarem as autoridades e a população em relação ao fechamento das UTI?s NeoNatal e Adulto e a Maternidade.
Danuse Rios, que é fisioterapeuta na entidade, explicou que o movimento pretende divulgar e conscientizar as autoridades de Formiga, pois toda a população da cidade e região precisa dos serviços que são oferecidos pelo hospital.
De acordo com a coordenadora de enfermagem, Vanessa Vaz, os funcionários se reuniram com o provedor, Sidney Ferreira, na quarta-feira (4) e foi repassado a eles que, caso a entidade não consiga verbas, os três setores serão fechados em um prazo de 30 dias. ?Essa foi uma das razões para que os funcionários se mobilizassem com essa passeata?, disse Vanessa.
?Esse ato é em prol dos interesses de toda a população. Estamos aqui como cidadãos e pensando nas centenas de pessoas que ficarão desempregadas se esses fechamentos ocorrerem?, completou Marilene Silva, responsável pela Brinquedoteca da entidade.
A primeira parada da passeata foi em frente ao Fórum Magalhães Pinto, chamando a atenção das autoridades para o problema. Em seguida, o grupo se reuniu em frente à Prefeitura.
Na rua Bernardes de Faria, os manifestantes receberam o apoio dos alunos, professores e demais funcionários da Escola Estadual Professor Joaquim Rodarte, que teve a faixada enfeitada com pano branco e cartazes.
Por fim, os funcionários chegaram à Câmara Municipal, para pedir apoio e conscientizar os vereadores sobre a necessidade de uma ação rápida e eficiente. Os vereadores apoiaram a iniciativa, porém não foi autorizado que nenhum dos funcionários usasse a Tribuna do Povo para explicar sobre o problema. A negativa do presidente da Casa, vereador Evandro Donizeth (Piruca), gerou revolta, mas a decisão foi acatada e os manifestantes deixaram o plenário da Câmara. A Santa Casa conta com aproximadamente 300 funcionários.

COMPATILHAR: