Funcionários da Santa Casa de Caridade de Formiga participaram de uma palestra sobre a dengue, na segunda e terça-feira (16 e 17).  

A palestra faz parte de uma campanha contra a dengue idealizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do hospital. O tema da campanha é “Transforme informação em ação” e o slogan é “Prevenir a dengue é um dever meu, seu e de todos nós!”. O intuito é conscientizar e mobilizar os funcionários a tomarem medidas de prevenção à doença e de serem multiplicadores no combate à dengue.

O palestrante foi o agente de controle de endemias que atua como educador em saúde, André Paixão, da Secretaria Municipal de Saúde.

André falou sobre a importância de eliminar a água parada e os cuidados para evitar a dengue; mostrou o ciclo do mosquito; fez uma comparação entre a dengue, a chikungunya e a zika, mostrando que a dengue é a mais grave delas. Ele apresentou a situação da doença em Formiga: em 2015, até o dia 7 de novembro, foram 5.264 notificações contra 514 em 2014 e 320 casos positivos este ano contra 54 do ano passado, além de um óbito.

O agente de endemias ressaltou que a maioria dos focos encontra-se dentro das residências. Também apresentou as ações que estão sendo feitas no município para combater a dengue, falou sobre o plano de contingência e da mobilização do Dia D de combate à dengue, no sábado, dia 21. A Santa Casa será parceira do Dia D. Os participantes puderam esclarecer as dúvidas.

Redação do Jornal Nova Imprensa Assessoria Santa Casa

COMPATILHAR: