A Secretaria de Comunicação divulgou nesta terça-feira (12), que a administração municipal conclui ainda hoje o pagamento do 13º salário de todos os servidores municipais. Geralmente, todo trabalhador recebe esse pagamento até o dia 20 de dezembro, conforme determina a lei.

Mas, na crise atual, é bom frisar que alguns municípios, e até estados federativos, se viram obrigados a não cumprir a lei.

Em Formiga, a Secretaria Municipal de Fazenda chegou a anunciar que o pagamento seria feito a todos os servidores até o fim deste mês, mas, felizmente, as previsões falharam!

De acordo com a Prefeitura, a Secretaria de Fazenda enfrentou uma série de dificuldades para quitar o 13º. Um deles foi o fato de que os recursos federais vinculados para pagar parte dos servidores da Secretaria de Saúde não foram suficientes. Assim, o Município teve de arcar com verba própria a quitação salarial de 142 funcionários que deveriam receber por meio de recursos federais.

A insatisfação maior dos funcionários se prende ao fato de que muitos deles serão obrigados a arcar com juros e outras taxas em função dos atrasos.

Há inclusive alguns casos de servidores que sofreram cortes no fornecimento de água pelo Saae e agora, serão obrigados a arcar com multa e taxa de religação o que é, no mínimo um procedimento injusto, reclamam eles.

 

Salários referentes a dezembro

Em relação ao pagamento do mês de dezembro, informou a Prefeitura que estas obrigações começaram a ser quitadas na sexta-feira (8) e afirmou que primeiramente, foi paga uma pequena parte de servidores da Secretaria de Desenvolvimento Humano que recebe por meio de verba vinculada.

Garantem que o pagamento prosseguirá nos próximos dias de forma escalonada. A prioridade, como de costume, será dada aos funcionários que têm salários menores, bem como aos que recebem por meio de recursos vinculados, à medida em que essas verbas aportarem ao caixa municipal.

 

Fonte: Prefeitura de Formiga||

COMPATILHAR: