Estão abertas as inscrições do processo seletivo de candidatos para o programa Música Minas, que em 2010 será realizado nas modalidades Circulação e Intercâmbio Cultural. O objetivo do programa é promover e difundir a música mineira por meio da realização de espetáculos, oficinas e da viabilização da participação de artistas e produtores em cursos de capacitação no Brasil e no exterior.
As inscrições são gratuitas e, para a modalidade Circulação, ficam abertas até 25 de julho. O resultado das propostas selecionadas será divulgado até o dia 10 de agosto de 2010, no site www.fcs.mg.gov.br e no Diário Oficial do Estado. O edital de seleção para a categoria de Intercâmbio Musical fica aberto ao longo de todo o ano, voltado para músicos, produtores, estudiosos, técnicos e profissionais da música.
Circulação
Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site e entregá-la – com o restante da documentação solicitada – pessoalmente da Fundação Clóvis Salgado (av. Afonso Pena, 1537, 3º andar, Centro ? BH / MG ? Diretoria de Programação) ou enviar pelos Correios como AR e com postagem até 25.07.10. O edital vai permitir que artistas residentes em Minas Gerais se apresentem em palcos de todo o país e fora dele, incluindo projetos coletivos e festivais, a partir do segundo semestre de 2010. Os artistas selecionados também realizarão oficinas e encontros.
Podem participar da seleção todo e qualquer músico ou grupo, de qualquer gênero musical, residente em Minas há pelo menos dois anos. Baseada nos critérios de singularidade, trajetória e produção dos artistas, serão escolhidos 10 artistas ou grupos, que promoverão um total de 20 espetáculos e 10 oficinas no interior do Estado.
Intercâmbio musical
O processo seletivo consiste na realização de apresentação pública e aberta dos artistas em eventos prioritariamente culturais, promovidos por instituições brasileiras ou estrangeiras, para apresentarem trabalho próprio, realizarem residência artística e ainda abre a possibilidade de participação em cursos de capacitação de profissionais da cadeia produtiva da música. O artista selecionado terá a concessão de passagens aéreas para viabilizar sua participação nos eventos determinados.
As inscrições devem ser feitas com o preenchimento da ficha disponível no site da FCS e sua entrega – com o restante da documentação solicitada – pessoalmente na Diretoria de Programação da FCS. Os interessados devem apresentar a finalidade, data de participação, o período e o local de realização do evento. As propostas serão avaliadas de acordo com a relevância do evento e da instituição promotora, o histórico do candidato ou grupo e trabalho proposto e o potencial de troca de experiências e intercâmbio cultural e tecnológico que serão gerados com a iniciativa.

COMPATILHAR: