Como já havia sido anunciado em primeira mão pelo Últimas Notícias na segunda-feira (17), técnicos de Furnas Centrais Elétricas chegaram a Formiga nesta quinta-feira (20) para formalizar a parceria entre a empresa e o município, visando atuarem conjuntamente na busca de soluções tendo em vista a recuperação das lagoas do Fundão, do Josino e do Petito.

Uma reunião entre as partes foi realizada nesta manhã, no Gabinete Municipal, reunião esta capitaneada pelo prefeito Eugenio Vilela e que contou com a presença do vice prefeito Cid Corrêa, de diversos secretários, dos vereadores Sidney Ferreira e Flávio Couto, de membros das comunidades vizinhas dos lagos (ativistas), de representantes da imprensa e dos clubes existentes na região.

Representando Furnas Centrais Elétricas, estiveram: Maria Gorete Cordeiro – assessora do diretor de Engenharia, Cláudio Mota; Elton Minaré Teodoro, supervisor de Atividades de Demarcação em Áreas de Reservatório; Luiz Alberto Machado Vasconcelos, técnico de Cartografia e Cláudio Palma, assessor do Deputado Federal Carlos Melles.

Segundo Maria Gorete, Furnas quer se somar aos esforços do município na luta em favor da recuperação dos lagos e para tanto, irá disponibilizar dentro de um cronograma previamente estabelecido entre as partes, técnicos e equipamentos para a realização inicialmente de algumas providências. São elas:

“Vamos fazer uma análise para ver qual o problema e como ele pode ser solucionado. Esperamos apresentar o diagnóstico em até 30 dias, para que possa ser feito, então, o projeto de recuperação das lagoas”, afirmou Maria Gorete, ao ser cobrada por um representante da imprensa.

Terminada a reunião, os representantes de Furnas, acompanhados do prefeito e de outros participantes, visitaram as lagoas, para conhecerem de perto os problemas. Elton fez fotografias do local e moradores da região mostraram alguns dos problemas.

À tarde, Luiz Alberto e Elton deram uma volta de barco na Lagoa do Fundão para conhecerem a situação em locais mais distantes das margens.

Eugênio destacou a importância da parceria com Furnas e da conscientização da população e agradeceu o empenho do deputado Carlos Melles que facilitou-lhe o contato com Furnas.

Realizar uma análise e um diagnóstico como esses não fica barato. Por isso, é muito bem-vindo o auxílio de Furnas Centrais Elétricas. A Prefeitura também vai fazer a parte dela, fiscalizando as casas no entorno da lagoa, realizando limpezas e desenvolvendo atividades educativas. É importante que a população também contribua, não jogando lixo no entorno das lagoas e regularizando o esgotamento sanitário de sua casa”, lembrou o prefeito.

Relembrando:

No dia 3 de fevereiro deste ano, a pedido da administração municipal, especialistas da empresa, o biólogo Mário Antônio Sacramento Silva e o engenheiro civil, Celso Augusto Pires de Almeida, já haviam visitado a cidade com o objetivo de analisar a situação das lagoas. Na oportunidade, uma comitiva, que contou também com os vereadores Sidney Ferreira e Flávio Couto, com membros da Secretaria de Gestão Ambiental e professores do Unifor-MG, visitou as lagoas.

Após esta análise, coube à Prefeitura enviar para Furnas um projeto explicando quais as ações necessárias para a revitalização e a manutenção das lagoas.

Uma reunião junto ao Ministério Público também seria agendada para a apresentação do projeto a ser executado.

A reunião ocorreu com a presença de membros do Executivo, Legislativo, representantes dos clubes e ativistas, e nesta, alguns compromissos de atuação das partes envolvidas ficaram registrados em ata lavrada pela promotora, Luciana Imaculada de Paula, que cobrou o empenho de todos.

COMPATILHAR: