O Atlético esteve duas vezes em vantagem no Morumbi, mas não teve competência para segurar a vitória contra o São Paulo. Os erros defensivos, mais uma vez, custaram os três pontos e a taça do título Brasileiro, confirmada pelo Corinthians nesta quinta-feira, graças ao tropeço atleticano. Os paulistas empataram com o Vasco em São Januário e garantiram o hexa. De consolação para o Galo fica a vaga direta na fase de grupos da Libertadores, carimbada pelo empate do Santos com o Flamengo. O Peixe, quarto colocado, não pode mais alcançar o Atlético na tabela.

Em campo na capital paulista houve duas etapas distintas. O primeiro tempo foi sonolento no Morumbi. Porém, as equipes mudaram o ritmo na parte final e balançaram as redes. Luan e Dátolo fizeram os tentos do Atlético. O São Paulo conseguiu a virada com gols de Alan Kardec (2), Michel Bastos e Luís Fabiano.

Na próxima rodada, o Atlético recebe o Goiás no Independência. Os Esmeraldinos estão na zona de rebaixamento. Já o São Paulo tem clássico contra o Corinthians em Itaquera. A equipe de Tite luta para confirmar o título, enquanto o Tricolor sonha com vaga na Libertadores. 

Poucas emoções

O Atlético começou o jogo no Morumbi com mais presença ofensiva que o São Paulo. Porém, a posse de bola do Galo e as investidas não resultaram em chances claras de gol. 

A postura do São Paulo foi apostar nos erros de passe do Atlético para sair em contra-ataque. Em noite apagada, Marcos Rocha era um dos que mais errava passes. 

A primeira chance alvinegra foi aos 14 minutos, em cruzamento rasteiro que Pratto não aproveitou. O argentino saía da área para buscar jogadas, mas faltava a referência para o Atlético ameaçar a meta de Denis. 

Depois dos 25 minutos, a partida caiu de rendimento. São Paulo e Atlético trocaram passes entre as intermediárias, sem causar grandes emoções no Morumbi. 

A única defesa da parte inicial foi de Victor, que interceptou cabeçada de Luís Fabiano, aos 45 minutos. 

Jogo aberto

O recomeço da partida em São Paulo foi com os donos da casa se arriscando mais. O Tricolor adiantou as linhas e passou a jogar no campo do Atlético. 

Tiago mostrou personalidade no time titular. Além de seguro na defesa, o zagueiro deu passe magistral para Luan abrir o marcador no Morumbi: 1 a 0 Atlético.

O São Paulo conseguiu a igualdade na metade do segundo tempo. Após bola no meio da defesa, Victor evitou o gol de Luís Fabiano, mas, no rebote, Alan Kardec empatou o jogo: 1 a 1. 

No minuto seguinte, Thiago Ribeiro, que havia acabado de entrar no lugar de Pratto, deu assistência para Dátolo mandar para o fundo das redes: 2 a 1.

De longe, o São Paulo encontrou a igualdade. Michel Bastos soltou uma bomba e fez um golaço no Morumbi. Victor ficou sem reação: 2 a 2. 

A virada do Tricolor veio aos 39 minutos. Rogério, que entrou no segundo tempo e bagunçou o lado direito da defesa atleticana, cruzou para Alan Kardec marcar o terceiro do Tricolor: 3 a 2. 

Ainda houve tempo para Rogério cavar um pênalti e Leandro Vuaden marcar. Luís Fabiano aproveitou a cobrança e fez o quarto do Tricolor: 4 a 2. 

Luiz Martini /Superesportes

COMPATILHAR: