Centenário? Pacaembu? O Atlético não sentiu a pressão de enfrentar o Palmeiras nesta quarta-feira (27) no primeiro jogo após a comemoração do centenário do clube alviverde. Manteve-se no ataque durante boa parte da estreia na Copa do Brasil e foi premiado com o gol de Luan. Merecida vitória por 1 a 0 em pleno Pacaembu, levando a vantagem para Belo Horizonte.

O Galo ainda teve um discutível pênalti contra sua meta, mas viu Henrique chutar para fora. O embate de volta será às 20h da próxima quarta-feira (4), no Independência.

O jogo
O Atlético mostrou que pouco se importava para os complicadores da partida e dominou o primeiro tempo. Apesar dos rápidos toques de bola do meio campo e ataque alvinegros – com alguns erros pontuais, é verdade -, os principais lances construídos vieram de cruzamentos, ou jogada individual.

Diego Tardelli foi o que perdeu a chance mais clara de gol, aos 12 minutos de partida. Em cruzamento de Jô pela direita, o camisa 9 apareceu sem marcação dentro da área e finalizou, talvez meio displicente, para a ótima defesa de Fábio. Depois, aos 30 min, foi a vez de Botelho fazer o arqueiro palmeirense trabalhar bem.

Com o jejum de 14 partidas sem marcar gols, Jô mostrou disposição aos 41 min, passou de dois marcadores e ficou cara-a-cara com Fábio, meio sem ângulo; chute forte e defesa do goleiro.
O principal lance da primeira etapa, porém, aconteceu logo em seguida. Mazinho invadiu a área, chocou-se com Jemerson e caiu. O árbitro pareceu não ter dúvidas e marcou um discutível pênalti. Henrique chegou a converter a cobrança, mas o árbitro mandou voltar e o atacante mandou para fora na sua segunda tentativa.

No segundo tempo, o técnico Levir Culpi demorou, mas atendeu os pedidos da torcida alvinegra e mostrou que desejava sair de São Paulo com a vitória.

Colocou Luan no lugar do volante Rafael Carioca aos 22 min e, três minutos depois veio o resultado. O atacante recebeu um milimétrico cruzamento de Maicosuel e, de cabeça, anotou o único gol da partida.

A pressão final do Palmeiras veio, como é de praxe nas partidas do Galo. Victor e a defesa, contudo, deram conta do recado e garantiram a importante vitória fora de casa na estreia da equipe na Copa do Brasil.

COMPATILHAR: