O geógrafo brasileiro Milton Santos (1926-2001) é o homenageado do doodle do Google nesta segunda-feira (1). A data marca o dia em que ele ganhou, em 1994, o Prêmio Vautrin Lud de Geografia, na França, considerado o Nobel de Geografia. Milton foi o primeiro brasileiro a realizar este feito.

Nascido em 03 de maio de 1926, na cidade de Brotas de Macaúba, na Bahia, Milton era filho de dois professores. Graduado em Direito, destacou-se por seus trabalhos em diversas áreas da geografia, em especial nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo. Foi um dos grandes nomes da renovação da geografia no Brasil ocorrida na década de 1970. Também se destacou por seus trabalhos sobre a globalização nos anos 1990. A obra de Milton Santos caracterizou-se por apresentar um posicionamento crítico ao sistema capitalista, e seus pressupostos teóricos dominantes na geografia de seu tempo.

Além do Nobel de Geografia, em 1997, Milton ganhou o 39º Prêmio Jabuti do Brasil de melhor livro de ciências humanas com “A Natureza do Espaço”.

O último livro que Santos escreveu foi publicado um ano antes de sua morte, em “Por uma outra globalização – Do pensamento único à consciência universal”, o professor-doutor convida os leitores a visitarem a palavra solidariedade, que segundo ele era banida do dicionário nos tempos de globalização.

Santos morreu em 2001, aos 75 anos.

 

Fonte: Com informações do G1 ||

COMPATILHAR: