A Prefeitura de Varginha está preparando a implantação de Geração Distribuída por meio da utilização de energia solar fotovoltaica, em todas as escolas e Cemeis municipais.

De acordo com a Administração Municipal, a implantação ocorrerá nos meses de dezembro e janeiro, quando os alunos e profissionais estarão de férias.

“Complementando o processo pela busca da melhoria da eficiência energética e redução dos gastos com energia elétrica em prédios públicos do município de Varginha, serão instalados 1500 painéis fotovoltaicos para geração solar em 25 escolas do município, correspondendo a geração de 75 mil KWh mês, equivalente ao consumo de quase 1000 residências “, explica o engenheiro Pedro Gazzola, coordenador do Projeto de Iluminação Pública.

O prefeito Vérdi Lúcio Melo (Avante) afirma que “está trabalhando para tornar Varginha uma cidade inteligente, que faz uso da tecnologia a favor do seu processo de planejamento. Nosso enfoque e tornar Varginha uma cidade criativa e autossustentável”, disse o prefeito.

Dentre os principais benefícios, a prefeitura destaca a redução ou eliminação nos gastos com pagamento de faturas de energia; adoção de geração de energia limpa sem agressão ao meio ambiente; criação de consciência ambiental e conservacionista nos alunos; opção de geração aderente aos objetivos do projeto da Prefeitura de desenvolvimento sustentável (Agenda 2030 – ODS); e demonstração à sociedade dos benefícios da adoção do sistema de geração solar.

Além dos benefícios, a Secretária de Educação, Gleicione Aparecida Dias Bagne de Souza afirma que as escolas e cemeis são um espaço propício para ensinar às novas gerações sobre a importância de preservar os recursos naturais e a consciência social.

“Conscientizamos os alunos de forma a usar os recursos da natureza com coerência, cuidando do meio ambiente de forma a poluir menos. A energia fotovoltaica nos ajuda a manter esses princípios, pois é limpa, ecologicamente correta e não agride o meio ambiente. É importante educarmos as nossas crianças, as futuras gerações, sobre a sua importância com o meio ambiente, pois a escola tem que ser o exemplo vivo daquilo que é de melhor para a sociedade”, disse a secretária.

Troca da iluminação por LED

Além da implantação da energia solar, a Prefeitura de Varginha está iniciando nesta semana a melhoria da eficiência energética de todas as escolas municipais, através da substituição da iluminação existente por luminárias Led.

“Serão substituídas aproximadamente 5.500 luminárias, que hoje utilizam lâmpadas fluorescentes, lâmpadas de descarga e outras de tecnologia ultrapassada por modernas luminárias LED, conforme estudos e projetos luminotécnicos elaborados em todas as escolas”, explica o prefeito Vérdi Melo.

O objetivo principal, de acordo com o coordenador do projeto de Iluminação Pública, Pedro Antônio Lopes Gazola, será reduzir o consumo de energia elétrica nas escolas do município, bem como melhorar a iluminação das edificações.

A secretária de educação ainda afirmou que a substituição resultará na melhoria do nível de iluminância nas mesas dos alunos; na redução do consumo de energia em aproximadamente 50% na iluminação das escolas, proporcionando economia de 25 mil KWh ao mês; e na redução dos custos de manutenção e melhor padronização, tendo em vista utilização de produtos de alta qualidade e grande vida útil.

“A substituição vai proporcionar maior segurança no período noturno, pois escolas iluminadas são sinônimo de escolas seguras; bem como a melhoria da sensação de auto estima dos alunos, professores e funcionários, com escolas bem cuidadas e melhor iluminadas”, encerrou Gleicione.

Fonte: G1

COMPATILHAR: