A partir do dia 15 a Siderúrgica Gerdau pára sua produção em Divinópolis, conforme informação exclusiva dada ao portal Divinews.com pela matriz da companhia em Porto Alegre. Mais de 600 metalúrgicos estarão em férias coletivas.
A notícia publicada pelo Divinews.com no dia 25 de novembro sobre uma provável paralisação da produção da Siderúrgica Gerdau em Divinópolis, foi confirmada nesta sexta-feira (5). A assessoria de imprensa da Gerdau em Porto Alegre, onde fica a matriz da indústria, confirmou com exclusividade ao Divinews.com que a partir do dia 15 deste mês a produção estará totalmente paralisada na unidade de Divinópolis.
Sem entrar em maiores detalhes, a assessoria de imprensa da Gerdau enviou um curto e-mail com o seguinte conteúdo: ?Devido à histórica sazonalidade verificada no quarto trimestre do ano e à redução da demanda em razão do novo cenário econômico, a Gerdau está antecipando manutenções na Gerdau Divinópolis. A jornada de trabalho dos colaboradores voltados às atividades de produção e áreas administrativas será interrompida no dia 15 de dezembro, retornando normalmente em 5 de janeiro. A empresa reforça que seus clientes seguirão sendo plenamente atendidos?.
Com a decisão, a Gerdau paralisa toda sua produção na cidade e a partir do próximo dia 15 dá férias coletivas a 600 metalúrgicos, além de outros 40 funcionários da área administrativa. Pouco mais de 60 funcionários permanecerão na Gerdau até o dia 5 de janeiro para o trabalho de manutenção.
De acordo com informações de um alto funcionário da empresa em Divinópolis, a capacidade de produção da Gerdau na cidade é de 55 mil toneladas ao mês. Este volume já havia caído para próximo de 30 mil. Em mais de 40 anos de operação, esta é a primeira vez que a antiga Siderúrgica Pains dá férias coletivas aos seus metalúrgicos.
A unidade de Divinópolis não é a única a ser paralisada pela Gerdau. De acordo com a companhia, seu volume de vendas no quarto trimestre deste ano deve cair 24% em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo o presidente da siderúrgica brasileira, André Gerdau Johannpeter, a maior parte da retração virá do mercado externo. Ele destacou o recuo da produção siderúrgica na China, que ocorreu no mês passado pela primeira vez em três anos, e a retração econômica nos Estados Unidos.
A empresa já havia antecipado férias coletivas da Gerdau Açominas e da Siderperu. De acordo com a companhia, medidas semelhantes seriam tomadas em outras unidades produtivas para adequar sua produção à demanda mais fraca. Dentro dessa política, a unidade de Divinópolis foi atingida.
De acordo com Gerdau, não há previsão de demissões em Divinópolis. Ao fim das férias coletivas, que vão do dia 15 de dezembro até o dia 5 de janeiro, a empresa garante que todos os metalúrgicos voltarão às suas atividades normais.

COMPATILHAR: