O cantor e compositor Gilberto Gil chegou a declarar: ?de jeito nenhum? sua vida valeria um livro. Não só valeu, como ele tem 400 páginas e já está nas lojas. ?Nunca tive a necessidade de contar minhas memórias. Nunca foi um anseio meu, mas do coletivo social. Entretanto, foi bacana repensar, reviver e revisitar tudo?, declarou o artista.
Durante quase um ano ? o projeto, na verdade, começou em 2008, quando a editora Leila Name sugeriu a ideia para antecipar os 70 anos do baiano, celebrados em 2012 ?, a jornalista e escritora carioca Regina Zappa, autora da biografia de Chico Buarque, colheu depoimentos do tropicalista. Os dois chegaram a conviver sob o mesmo teto durante quatro dias no apartamento do compositor, em Salvador.
?Além das entrevistas no Rio de Janeiro, foi bem intenso na Bahia, porque a gente tomava café, passava o dia juntos e até assistia à novela. Eu, Gil e a Flora, mulher dele. Isso foi bem importante?, lembra Regina.
Tamanha proximidade resultou no título mais que apropriado: Gilberto bem perto. Ele remonta à canção gravada por Gil e Rita Lee no disco Refestança. A história começa, literalmente, pelo começo: com menos de um mês, o bebê Gilberto, chamado carinhosamente de Beto, foi viver em Ituaçu, no sertão baiano. Aos 2 anos, ele avisou categoricamente a Claudina, a dona Coló: ?Quero ser ?musgueiro?, mãe. Quero ser ?musgueiro? e pai de filho.? Musgueiro era a palavra inventada pelo menino para definir músico.
Mar de ideias
Para Regina Zappa, o mais bacana foram as conversas com Gilberto Gil sobre as experiências que o marcaram em 71 anos, completados em 26 de junho. ?Não dá para contar tudo. Era preciso optar pelo mais relevante, e essa seleção acabou sendo feita pelo próprio Gil. É ótimo você escrever uma biografia e ter a pessoa se abrindo, participando. Como ele sempre atuou em várias áreas, tem muito a dizer?, ressalta a jornalista.
Gil assina o livro em parceria com Regina justamente porque, ao abrir o coração, acabou ditando suas memórias. ?Chamou muito a minha atenção essa parte emotiva dele. Gil vai bem no fundo e se emociona. Ele funciona mais do pescoço para baixo, mais emoção que razão. É como um rio, um mar. Gil tem vários braços, facetas e cores?, filosofa a jornalista.
Álbum de família
Gilberto bem perto é ricamente ilustrado com fotos do arquivo pessoal do compositor. As imagens ? incluindo a primeira foto do bebê Gilberto Passos Gil Moreira em 1942, ano de seu nascimento ? oferecem um panorama visual da trajetória do artista. Lá estão momentos pessoais e familiares (com os pais, filhos, netos e amores), os dolorosos (passados no exílio europeu) e dias históricos no palco (como a apresentação da inovadora canção Domingo no parque no festival da Record, em 1967).?São retratos de um homem que, hoje, é um homem velho?, brinca o biografado.
Gilberto Gil Bem Perto
-De Regina Zappa e Gilberto Gil
– Editora Nova Fronteira, 400 páginas, R$59,90

COMPATILHAR: