A Secretaria de Previdência Social alerta para o aumento de golpes em que criminosos se passam por representantes do órgão para extorquir os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

De acordo com levantamento da Ouvidoria Geral do instituto, até 26 de dezembro do ano passado, foram registradas no país 1.051 denúncias sobre esse tipo de fraude. Ao longo de todo o ano de 2016 foram 947 denúncias de golpes, enquanto que em 2017 esse número chegou a 1.222, o que corresponde a um aumento de 30%.

Segundo o INSS, geralmente, os criminosos telefonam para os segurados e se identificam como integrantes do Conselho Nacional de Previdência (CNP), oferecendo algum tipo de benefício. Na ligação, eles dizem que o aposentado ou pensionista tem direito a receber valores atrasados e pedem que entrem em contato com eles por meio de um número de telefone.

Quando a vítima retorna a ligação, os criminosos pedem informações sobre dados pessoais e solicitam o depósito de uma determinada quantia em uma conta bancária, para liberar um pagamento que, na realidade, não existe.

Correspondência

 Segundo a Previdência Social, há grupos que atuam de diferentes maneiras para enganar aposentados e pensionistas. Em outro golpe frequente, as vítimas recebem uma correspondência de uma falsa “Auditoria Geral Previdenciária”, com uma convocação para uma “Chamada para Resgate”.

O documento também afirma que os segurados teriam direito a resgate de valores que teriam sido descontados da folha de pagamento como aposentadoria complementar.

A Secretaria de Previdência esclarece que não entra em contato com seus segurados por meio desse tipo de abordagem, muito menos tem algum tipo de relação com planos de previdência complementar para segurados do INSS. Os benefícios que são pagos pelo órgão são provenientes da previdência pública. Em todos os casos, são cobrados depósitos de taxas e informações pessoais das vítimas.

Collor

Há também casos em que criminosos afirmam que segurados teriam direito a receber valores referentes a uma falsa revisão de benefícios concedidos no governo Collor.

Fique atento

A Previdência Social não solicita dados pessoais dos segurados por e-mail ou telefone. Por isso, não os forneça a terceiros, já que eles podem ser usados para fins ilícitos.

Gratuitos

Todos os serviços são gratuitos.

Não deposite

Em hipótese alguma deposite qualquer quantia para ter direito a algum benefício previdenciário.

Intermediários

Não utilize intermediários para entrar em contato com a Previdência Social.

Dúvidas

Em caso de dúvidas, ligue para a Central 135 e agende uma visita a uma agência da Previdência Social.

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Fonte:

O Tempo Online