Por dia, o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) finaliza, em média, 160 processos administrativos por pontuação e por infrações de trânsito contra motoristas da região metropolitana de Belo Horizonte. Em 2016, foram 54.312 processos que fizeram muita gente perder, ainda que temporariamente, o direito de dirigir.

É de olho nos motoristas que têm algum tipo de pendência com o órgão de trânsito que golpistas têm agido com a falsa promessa de “limpar” o prontuário do infrator sem a necessidade do cumprimento de procedimentos obrigatórios, como o curso de reciclagem e o pagamento de taxas.

Ciente da ação de uma empresa de São Paulo que estaria assediando motoristas de Minas por meio de telefonemas e de mensagens de WhatsApp, o Detran-MG encaminhou ao Departamento Estadual de Investigação de Fraudes da Polícia Civil informações sobre o golpe. Há dois meses, o Detran-MG tenta identificar o grupo e, nesse período, já reuniu informações sobre pelo menos 70 vítimas em 30 cidades. Além da capital, há casos confirmados em Mariana, na região Central, e também em Salinas, no Norte de Minas.

“São pessoas desconhecidas que se passam por advogados, e os motoristas, às vezes, nem sabem como está a situação do prontuário deles no Detran (se já atingiram os 20 pontos). Temos que verificar se realmente é advogado (o ‘golpista’) ou não. A princípio, parece que não”, explicou o coordenador de infrações e controle de condutor do Detran-MG, delegado Weser Francisco Ferreira Neto.

Exemplo. Em um dos casos, contou Neto, a vítima pagou R$ 2.000 para que o suposto advogado pedisse a anulação de uma penalidade que não permitia mais qualquer tipo de recurso. O coordenador explica que o próprio motorista pode cuidar de todo o processo, fazendo a própria defesa no Detran.

Segundo o delegado, em algumas situações, as petições feitas pelos supostos advogados são protocoladas sem qualquer tipo de solicitação do Detran. “Eles (golpistas) pedem o desbloqueio da CNH, quando não é caso de desbloqueio. Ou pedem a reconsideração da decisão com fundamento em legislação já revogada. E não é justificável essa petição. O condutor tem é que entregar a CNH e cumprir a punição”, explicou.

Dicas. O delegado Weser Ferreira Neto aconselha que os condutores selecionem com cuidado o profissional para fazer a defesa deles em processos administrativos no Detran.

Condutora de BH assediada pelo grupo faz denúncia no Detran

O caso mais recente desse golpe foi denunciado por uma motorista de Belo Horizonte, que, na semana passada, procurou o Detran-MG. Na denúncia, a condutora, que não teve o nome revelado, contou que os supostos advogados diziam que havia vários processos administrativos por infrações de trânsito contra ela.

“A motorista não procurou esse escritório. Então alguém passou as informações”, contou o delegado Weser Francisco Ferreira Neto à reportagem.

De acordo com o delegado, há ligações telefônicas e conversas de WhatsApp que comprovam que o grupo fez contato com a motorista. A denúncia será encaminhada à sessão de auditoria do Detran.05

 

Fonte: O Tempo ||http://www.otempo.com.br/cidades/golpista-promete-limpar-a-ficha-de-motoristas-infratores-1.1538454

COMPATILHAR: