Moradores de São Paulo têm sido vítimas de golpistas que prometem limpar o nome de quem tem dívidas sem que a pessoa precise pagar as contas. Os serviços, oferecidos pela internet, são ilegais, e quem os contrata fica sem dinheiro e continua com o nome sujo, além de praticar um crime.
O auxiliar de manutenção Rogério Alves quer pagar o que deve, mas não sabe como começar. Há um ano, ele pagou R$ 500 para ter o nome limpo, mas a empresa contratada não fez nada.
Manuais e cartilhas dos golpistas são vendidos por até R$ 40 na internet. Os advogados alertam: a maioria das dicas não passa de crimes.
No manual, os devedores são orientados a se fazer de vítima. Em outro trecho, são orientados a pedir para que os amigos mintam. Os golpistas também orientam o devedor a adulterar cheques devolvidos ? e ainda alertam que a atitude é ilegal. Em outra parte, o autor prega: ?compre o que quiser, afinal, em pouco tempo você estará com o nome limpo?.
Depois de cinco anos, a dívida sai do cadastro de inadimplentes e deixa de ser pública. Mas isso não significa que ela foi extinta. O débito continua existindo junto à empresa credora e pode parar na Justiça ou em um cartório. Nesse caso, a negociar o pagamento é muito mais difícil.
A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor pediu que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) investigue a origem desses manuais.

COMPATILHAR: