As indicações para a composição do secretariado de Moacir Ribeiro, por razões de fácil compreensão, levaram o atual governo a promover durante o primeiro ano de mandato, modificações que, se somadas, superam e muito o número realizadas nos governos passados, alguns deles, com duração de oito anos.
As pastas da Saúde, Educação, Comunicação, Desenvolvimento Humano, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Obras e Trânsito, Planejamento, Procuradoria e o Saae, todas sem exceção, estiveram sob o comando de secretários diversos, sendo que algumas destas pastas sofreram em curto espaço de tempo, duas ou mais substituições em sua direção.
Antônio Carlos Alvarenga (Toinzinho) ? secretário de Fazenda, José Terra de Oliveira Jr. (Terrinha) ? chefe de Gabinete, Cleuton Lima ? controlador, Carlos Sales (Carlinho da Embratec) ? secretários de Administração, Jorge Zaidan ?secretário de Meio Ambiente e José Francisco (Previfor) são os que permaneceram desde o início em suas respectivas pastas, apesar de alguns destes, em momentos vários, terem acumulado cargos em outras secretarias, algumas vezes, até mesmo como adjuntos.
Sheldon Almeida, que ocupava a posição de superintendente de assuntos institucionais, também deixou o cargo ? hoje atual como Procurador Municipal em Neves-MG ? e sua vaga, ainda não foi preenchida.
Nesta quarta-feira (8), a redação do jornal foi informada de mais uma exoneração e obtivemos a confirmação junto à secretaria de Administração, de que Joyce Melo Franco, que esteve antes como adjunta de Meio Ambiente foi exonerada e para substituí-la foi nomeado Gonçalo Faria, que também esteve à frente da direção do Saae ? quando ocupou a vaga deixada por Ronaldo Nogueira Duarte.
Apesar de ter voltado a prestar serviços no Saae, hoje, Gonçalo está lotado na folha de pagamento da secretaria de Gestão Ambiental, na condição de secretário-adjunto.
Para um secretariado definido pelo próprio prefeito como sendo altamente ?capacitado, erudito e competente? e levando-se em consideração o que a atual administração produziu neste primeiro ano de governo, soa, no mínimo como algo estranho este festival de nomeações e exonerações.
Excluídas aquelas feitas por força de lei, que determinou a saída de alguns enquadrados na condição de ?nepotismo? e se consideradas aqui também as mudanças no segundo escalão, conclui-se que neste governo, houve sim, alta-rotatividade ou no mínimo, escolhas equivocadas por quem assinou as indicações.
Em nota enviada à imprensa Moacir Ribeiro justificou que a alteração se deve a mudanças comuns ao fim de cada ano e início de um novo ano ?Gonçalo Faria certamente encontrará uma secretaria organizada e com projetos bem estruturados em andamento. Joyce se mostrou não só uma grande profissional, como também uma grande companheira de jornada. Esperamos tê-la em breve de volta aos nossos quadros?, comentou.
Em relação ao cargo de adjunto de gestão ambiental, o prefeito estuda o nome do substituto.

Mudanças de Secretários nos últimos 12 meses

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano
Débora Montarroios Neto Almeida – Marilúcia Pimentel (atual)

Secretaria Municipal de Saúde
Rafael Alves Tomé – Maria Inês Macedo (atual)

Secretaria de Saúde (Adjunta)
Maria Inês Macedo – Sílvia Faria – Maiára Freitas (atual)

Secretaria Municipal de Educação
Amílton Luís Vale – Geraldo Reginaldo de Oliveira (atual)

Secretaria de Gestão Ambiental (Adjunto)
Joyce de Melo Franco Vieira – Mírian Garcia ? Gonçalo Faria

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico
Bruno Montarroios Neto Almeida – Joyce de Melo Franco Vieira ? Gonçalo Faria (atual)

Secretaria Municipal de Obras e Trânsito
Ney Heitor de Araújo – Paulo Cohen (atual)

Secretaria de Obras e Trânsito (Adjunto)
Edgard José Teixeira – Elaine de Morais Nardy – Ney Heitor de Araújo (atual)

Secretaria de Planejamento, Coordenação e Regulação Urbana
Nilton Resende Alvarenga – Rafael Alves Tomé (atual)

Diretor do Saae
Ronaldo Nogueira Duarte – Gonçalo Faria ? Paulo Cohen (atual)

Secretaria Municipal de Comunicação
José Terra de Oliveira Júnior – Joyce Melo – Amilton do Vale – Carlos Alberto Sales – Flávio Roberto Pinto (atual)

COMPATILHAR: