O governador Antonio Anastasia percorreu, neste sábado (15), Carvalhos, Itamonte, Aiuruoca e São Lourenço, municípios do Sul Minas atingidos pelas fortes chuvas que castigam o Estado nos últimos dias. O governador viu de perto os prejuízos causados pelas enchentes, prestou solidariedade aos moradores e acompanhou o trabalho de socorro prestado por equipes da Defesa Civil estadual e municipal.
Após as vistorias pelas ruas das cidades e sobrevoos sobre estradas atingidas, o governador adiantou que todo o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transportes e Obras Públicas e do Departamento de Estrada e Rodagens (DER/MG), estará trabalhando para recuperar as rodovias estaduais, pontes e vias públicas danificadas ou destruídas pelas fortes chuvas e deslizamentos de terra.
?É importante, primeiro, dar assistência imediata às famílias que estão flageladas, para dar a elas ajuda humanitária. Segundo, ao mesmo tempo, retirar todas as pessoas das áreas de risco. Terceiro, recuperar a infraestrutura viária da zona rural e urbana, restabelecendo as condições de moradia. E a partir de então, continuar essas obras, como fizemos no Pro-MG, para recuperação das estradas estaduais, onde o Sul de Minas já foi atendido; fazer as dragagens dos rios; fazer programas de conscientização e, ao mesmo tempo, fortalecer cada vez mais a Defesa Civil nos seus trabalhos instrutivos e de educação ambiental, evitando que as pessoas ocupem as áreas de risco?, disse o governador, em entrevista no aeroporto de Caxambu.
Nas visitas às cidades atingidas, Antonio Anastasia esteve acompanhado dos secretários de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, e de Meio Ambiente, Adriano Guimarães, além do secretário executivo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MG), tenente coronel Eduardo Reis, e do chefe do Gabinete Militar do Governador e da Cedec/MG, coronel Luiz Carlos Martins.
Estradas
O governador também informou que conversou, ontem, com a presidente da República, Dilma Rousseff, solicitando que o batalhão de Engenharia do Exército auxilie o Governo do Estado na recuperação e reconstrução da infraestrutura viária no Sul de Minas.
?Conversei ontem com a presidente Dilma que, gentilmente, ofereceu o apoio do Governo Federal. O momento mais delicado em Minas ou o objeto maior de preocupação é a questão da infraestrutura. As Forças Armadas estão à disposição; nós solicitamos, então, o apoio desse batalhão especializado do Exército, que gentilmente está colaborando conosco de maneira muito positiva, o que demonstra essa boa cooperação que temos no Brasil entre o Estado, os municípios e o Governo Federal?, ressaltou.
O governador também adiantou que o Estado trabalhará rapidamente pela recuperação das estradas, principalmente as de acesso à cidade de Alagoa, que, até ontem, estava isolada por quedas de barreiras.
?Estou acompanhado do secretário de Obras e também do diretor-geral do DER. Eles vistoriaram in loco quais são as condições imediatas de recuperação de pontes, de estradas, primeiro para dar acesso e, segundo, para fazer a recuperação, passado o período chuvoso. É claro que barreiras, em razão das chuvas, ocorrem. Então, vamos recuperar todas?, afirmou.
Alerta permanente
O governador também pediu que os moradores dos municípios mineiros e as unidades municipais da Defesa Civil mantenham o alerta permanente em relação as chuvas. Ele lembrou que a estação do verão deve sempre ser vista com cautela em todos os estados do Sudeste.
?Queremos registrar que o alerta deve permanecer. A estação de verão é uma estação de cautela no Sudeste como um todo ? vimos o que aconteceu agora no Estado do Rio de Janeiro ? e especialmente naquelas zonas de risco, nas encostas, elas devem ter uma atenção muito especial por parte dos municípios, da Defesa Civil dos municípios, juntamente com o Estado, para haver a retirada daquelas pessoas. Então, esse alerta deve ser muito observado em relação às áreas de encostas e as áreas perigosas. Por isso, deve se seguir sempre as recomendações e o aconselhamento da Defesa Civil?, disse o governador.

COMPATILHAR: