Foi anunciado pelo deputado federal Carlos Melles a liberação, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, do valor de R$ 3.609.534,81, para a conclusão do prédio do Hospital Regional do Coração da Santa Casa de São Sebastião do Paraíso (HRCor). O edital para a licitação da obra será publicado na próxima semana.
Durante a sessão solene da Câmara de vereadores de São Sebastião do Paraíso, na sexta-feira (11), o deputado apresentou os documentos do DEOP, números 1114 e 1142, informando que estão finalizados os trabalhos técnicos destinados à providência de licitação pública da obra, bem como o anúncio oficial da autorização para a licitação e contratação da obra, já assinada pelo secretário Marcus Pestana (Saúde).
O valor orçado para o término da obra foi levantado pelo Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais – DEOP, órgão da Secretaria de Estado de Transportes e Obras (SETOP). O investimento se refere a obras de conclusão, sobretudo das alas de cirurgia de grande porte e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), específicas da Unidade de Assistência de Alta Complexidade Vascular, que reúne os setores de hemodinâmica, cirurgia cardiovascular, cirurgia vascular e cirurgia cardiológica intervencionista. O conjunto é conhecido como Hospital do Coração. O ala de hemodinâmica, responsável por serviços como cateterismo, já está em pleno funcionamento há quase um ano com equipamento de alta geração.
O investimento do governo do estado anunciado por Carlos Melles é para ser aplicado em uma área total de 3.508,04 m², de um total de quase 6.000 mil m² do Hospital do Coração, que tem grande parte já concluída e em atividade. São 6 salas para grandes cirurgias, 11 leitos de UTI, 96 leitos para internação, salas de emergência e ambulatório, consultórios médicos e completa infraestrutura de administração e recepção, independente do Hospital da Santa Casa.
Equipamentos
A Santa Casa está processando a aquisição de equipamentos de ponta para a unidade do coração. São R$ 5 milhões de recursos federais, também destinados pelo deputado Carlos Melles. Para se ter uma ideia da relevância dos equipamentos, a Santa Casa adquiriu, com estes recursos, equipamentos como um tomógrafo computadorizado de 64 cortes, aparelho que existe somente em grandes centros de excelência médico e hospitalar. O valor do equipamento para o diagnóstico de doenças do coração e outras enfermidades pode ser medido por sua resolução, uma vez que o tomógrafo que funciona atualmente na Santa Casa tem 1 corte, contra 64 do novo equipamento.
Em seu nome e em nome do deputado estadual Antonio Carlos Arantes , parceiro neste trabalho de implantação da unidade do coração para atendimento de 50 cidades e cerca de 700 mil habitantes, Carlos Melles agradeceu o governador Aécio Neves e os secretários Marcus Pestana (Saúde) e Fuad Noman (Obras), pelo atendimento de um pleito reivindicado por todas as lideranças regionais, que se uniram em favor da implantação do Hospital Regional do Câncer em Passos (a ser inaugurado na próxima sexta-feira, dia 18) e do Hospital Regional do Coração em São Sebastião do Paraíso.

COMPATILHAR: