Fontes da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) acreditam que outras cidades de Minas, além das seis selecionadas, têm potencial para ser pré-classificada como Centro de Treinamento de Seleções (CTS). De Minas as escolhidas foram: Araxá, Extrema, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Montes Claros e Uberlândia. O CTS é o local escolhido por uma seleção para treinamento 20 dias antes do início da Copa. Ao todo, 17 cidades mineiras se inscreveram, entre elas Formiga.
Como a lista trata das próximas cidades que serão visitadas pelo COL, Belo Horizonte e as outras onze cidades-sede não estão incluídas, exatamente porque já foram vistoriadas. Em BH, a inspeção ocorreu nos dias 7 e 8 de fevereiro. Foram analisados oito campos (Cidade do Galo, CT Lanna Drumond, Tocas da Raposa I e II, Estádio Independência, Estádio Municipal Baleião, PUC-Minas e Uni-BH). ?Três dessas instalações serão escolhidas para serem Campos Oficiais de Treinamento (COT) das seleções, durante a Copa, nas vésperas de cada partida. As cinco restantes poderão ser CTS? , informa Tiago Lacerda, presidente do Comitê Executivo da Copa do Mundo de 2014, que coordena os COTs e CTS, em Belo Horizonte.
Em um ofício enviado à Secopa, o COL ressalta que ?indicará novos períodos para cadastramento de candidatos aos Centros de Treinamento de Seleções, o que permitirá àqueles que não atenderam aos requisitos neste momento, que possam readequar a reapresentar suas propostas? .
?Pedimos explicações sobre os critérios de classificação. Segundo o COL, as cidades não selecionadas precisam fazer adequações nos aeroportos e hotéis para atender às exigências da Fifa? , explica Sérgio Barroso, secretário da Secopa. Oficialmente, para ser candidata a CTS, a cidade deve atender a vários pré-requisitos da Fifa em relação à hotel, aeroporto e estádio. Cumpridas essas exigências as cidades escolhidas farão parte de um Catálogo Oficial de Centros de Treinamento de Seleções e disponibilizado pela Fifa. A decisão final sobre o local de treinamento é das federações e confederações nacionais.
?Agora as prefeituras precisam avaliar o que é possível ser feito. Não somente do ponto de vista financeiro, mas principalmente se um novo hotel ou um aeroporto maior terá viabilidade depois da Copa. O governo sempre esteve e continuará disponível para apoiar todos os municípios mineiros que se candidataram a CTS? , afirma Sérgio Barroso.
Entre os 145 locais selecionados, cinco já foram visitados e outros 15 inscritos estão em fase de projeto, que serão analisados minuciosamente. Segundo a Fifa, ?outras janelas de inscrição serão abertas posteriormente? . O COL tem a obrigação de oferecer um número mínimo de 64 CTS. ?Gostaria de lembrar que o local escolhido pelo Brasil para treinamento na África não constava na lista da Fifa, porque realmente a decisão final é da seleção? , ressalta Barroso.

COMPATILHAR: