Em 2012, até o momento, foram notificados 167 casos de coqueluche em Minas Gerais, contra os 82 registrados no ano passado. Para combater o avanço da doença, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), além de disponibilizar a vacina, implantou, neste ano, o Projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde (Resolução SES n.º 3152/2012). A iniciativa tem o objetivo de incentivar as ações de controle da coqueluche por meio de incentivo financeiro aos municípios.
Segundo a especialista em difteria, tétano e coqueluche da SES-MG, Luciene Rocha, o aumento dos casos neste ano se deve a vários fatores: ?o aprimoramento do Sistema de Vigilância, incluindo a melhora da qualidade dos bancos de dados, é um desses fatores, pois com a intensificação do monitoramento, aumentam as notificações dos casos?, explica.
A coqueluche, também conhecida por pertussis, é uma doença infecciosa que compromete, principalmente, o aparelho respiratório (traqueia e brônquios). É, geralmente, transmitida pelo contato direto da pessoa doente com outra suscetível (não vacinada) através de gotículas de saliva expelidas pela tosse, espirro ou ao falar.
A doença pode ocorrer em qualquer época do ano e em qualquer fase da vida, mas as crianças menores de dois anos têm maior probabilidade de contrair a doença.
Vacina eficaz
O Ministério da Saúde incluiu, em 2012, no calendário de vacinação da criança, a vacina pentavalente ? contra difteria, tétano, coqueluche, haemophilus influenza tipo b e hepatite B ?, visando diminuir o número de aplicações de injeções nas crianças.
A vacina, cuja eficácia gira em torno de 75 a 80%, está disponível na rede pública para a imunização de crianças menores de um ano de idade. A vacinação consiste na aplicação de três doses, com um intervalo de 60 dias, a partir de dois meses de idade.
Para completar, é aplicada a vacina DTP ? contra difteria, tétano e coqueluche ?, aos 15 meses e aos quatro anos. A partir dos 11, o esquema vacinal passa a ser com a vacina DT ? contra difteria e tétano. ?, excluindo a coqueluche.
Por isso, o Ministério da Saúde pretende incluir o reforço no calendário da mulher gestante, para evitar que ela passe coqueluche ao filho. ?A vacina é o meio mais eficaz de combater a doença?, ressalta Luciene Rocha.
Sintomas da doença
Os principais sintomas da coqueluche são: tosse seca, súbita e curta (guincho), febre pouco intensa, mal estar geral, coriza e vômito. A especialista destaca que o diagnóstico deve ser feito por um médico e que somente o profissional poderá prescrever a medicação necessária.
De acordo com Luciene Rocha, um dos maiores problemas encontrados é o diagnóstico precipitado, já que os sintomas da doença são muito parecidos com outras patologias, como a gripe. ?O diagnóstico preferencial é feito por laboratório, colhendo material da nasofaringe para isolamento da bactéria. Caso haja algum indício da doença, a indicação é procurar imediatamente uma Unidade de Saúde?, completa.

COMPATILHAR: