O programa Palavra do Governador desta semana destaca ações do Governo de Minas em prol da qualidade e da transparência do ensino no Estado, como a ampliação do Programa Reinventando o Ensino Médio e a adesão de 835 municípios mineiros ao Programa de Intervenção Pedagógica (PIP).
Um dos instrumentos que assegurou o excelente desempenho dos alunos mineiros no Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb), o PIP será aplicado também nas escolas municipais a partir deste ano, com o acompanhamento do Governo do Estado. Na última medição do Ideb, a rede pública estadual de Minas foi a primeira do Brasil a alcançar o índice 6,0 nos anos iniciais do ensino fundamental, considerado recomendável em países desenvolvidos.
?Das 850 cidades onde existem escolas municipais, 835 já aderiram. Nesse programa há um acompanhamento muito próximo naquelas escolas e naquelas turmas quando percebe-se a necessidade de um reforço. E esse reforço se dá, basicamente, em língua portuguesa e também em matemática. E tem conseguido resultados muito positivos?, ressaltaAntonio Anastasia no Palavra do Governador.
Outra ação importante do Governo de Minas na área da educação destacada pelo governador é a ampliação do programa Reinventando o Ensino Médio, que tem o objetivo de reformular o currículo escolar convencional com a inclusão de quatro novas áreas de empregabilidade: Empreendedorismo e Gestão, Meio Ambiente e Recursos Naturais, Estudos Avançados em Ciências e Estudos Avançado em Linguagens.
?Estamos colocando no currículo das escolas estaduais de ensino médio disciplinas que podem facilitar, por exemplo, o empreendedorismo. Não é um curso profissionalizante, mas ele sinaliza a possibilidade de uma instrução melhor e torna, é claro, mais atraente e interessante para o jovem permanecer no ensino médio e concluir o ensino médio?, explica o governador.
Esta semana, Anastasia também comenta a instalação, em mais de 3 mil escolas estaduais mineiras, de placas que trazem o índice obtido pelas escolas nos níveis de ensino avaliados pelo Ideb. ?O Ideb, como sabemos, é o indicador brasileiro da qualidade do ensino em cada escola. E é claro que, quanto maior a nota, melhor o ensino. Então o nosso objetivo é estimular, mostrar aos pais, à comunidade, como aquela escola vai. Estimular a participação da comunidade, dos pais, na gestão daquela escola?, conclui Anastasia.

COMPATILHAR: