O Governo Federal decidiu nesta sexta-feira (10) suspender a exigência de comprovante de vacina contra a Covid para viajantes que chegarem ao Brasil por via aérea.

Segundo apurou o blog, a suspensão será temporária, até a normalização do ConecteSUS, aplicativo responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19.

O ConecteSUS saiu do ar na madrugada desta sexta após um ataque hacker. Nesta semana, o governo publicou uma portaria que impõe quarentena a quem não estiver vacinado e quiser entrar no Brasil por via aérea. A portaria entraria em vigor neste sábado (11).

O ataque hacker que derrubou o sistema afeta justamente a conferência do comprovante de vacinação de brasileiros e vacinados no Brasil.

O blog já havia informado que o governo havia sido alertado que, se o ConecteSUS não voltasse a funcionar ainda nesta sexta, teria de editar uma nova portaria com regras para entrada de viajantes.

O adiamento da entrada em vigor da exigência é visto como uma vitória de “negacionistas” da vacina, como apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

Segundo fontes, problemas de acesso ao sistema não impediriam que estrangeiros apresentassem comprovante de vacina.

Fonte: g1

COMPATILHAR: