O deputado federal Domingos Sávio (PSDB) apresentou na quarta-feira (27), o pedido ao ministro da saúde Alexandre Padilha para que o Governo Federal destine recursos para a conclusão das obras do Hospital Público Regional em Divinópolis, solicitando também a participação no custeio da unidade. A reivindicação foi apresentada em uma reunião agendada pelo deputado, onde estiveram presentes outros parlamentares e autoridades de Minas e de Divinópolis, e recebeu uma sinalização positiva do ministro. Padilha comprometeu-se a estudar a melhor forma de parceria, lembrando da necessidade de que o projeto do hospital contemple as principais políticas sanitárias do Governo.
?Tivemos uma excelente reunião, mostrando a nossa intenção de somar forças de forma suprapartidária para que a população de Divinópolis desfrute dessa importante obra em breve?, afirmou o parlamentar. ?Contamos com a presença do deputado Reginaldo Lopes, coordenador da nossa bancada de Minas, e também com a presença do deputado Jaime Martins/PR, além do secretário de saúde de Minas, e todos juntos mostramos a importância de termos o Governo Federal junto conosco nessa empreitada?.
Desde o início de seu mandato em Brasília, Domingos Sávio tem se dedicado a buscar a participação do Ministério da Saúde na iniciativa. Em fevereiro, o parlamentar apresentou ao ministro o problema da falta de leitos do SUS na região e a ausência de um Hospital Escola para a Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Na ocasião, o deputado destacou a importância das obras do Hospital Público, que terá capacidade final de 500 novos leitos para a cidade e que conta com investimentos de R$ 36 milhões do Governo de Minas e contrapartida da Prefeitura Municipal.
O secretário de estado de saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge Souza Marques, explicou ao ministro a iniciativa. ?Trata-se de uma política estadual, voltada para a construção de hospitais equipados e preparados para atendimentos de urgência e emergência?, disse o secretário. ?Em Divinópolis, teremos a peculiaridade de oferecer à população um hospital que também atenderá às necessidades do curso de medicina e demais cursos da área de saúde oferecidos pela UFSJ?.
Para o prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo, a participação do Governo Federal trará inúmeros benefícios quando confirmada. ?Tivemos uma boa acolhida do ministro e vamos trabalhar agora nos próximos passos para viabilizar esse importante convênio, com uma articulação entre a Prefeitura, a UFSJ, a Secretaria de Estado de Saúde e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde?, explicou o prefeito.
De acordo com o deputado Domingos Sávio, a reunião sinalizou um importante passo no projeto do Hospital Público. ?Estamos trabalhando muito nisso e pensando longe. Enquanto as obras estão em andamento, já estamos pensando no custeio, na forma de gestão e no funcionamento?, explicou o parlamentar. ?Vamos fazer uma grande corrente no sentido de que, no ano que vem, a população de Divinópolis e de todas as quase 80 cidades de nossa região possam contar com um hospital que seja realmente referência para todo o país. Estamos firmes nesse compromisso?.
Além do deputado Domingos Sávio, do prefeito Vladimir e do secretário Antônio Jorge, compuseram também a comitiva os deputados federais Jaime Martins e Reginaldo Lopes, o reitor da UFSJ, Helvécio Luiz Reis,o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais, Mauro Junqueira e o vereador Geraldinho da Saúde. Pelo ministério, acompanharam o ministro Alexandre Padilha o secretário de atenção à saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, além de assessores.

COMPATILHAR: