A crescente preocupação com o meio ambiente levou o governo a lançar uma cartilha com orientações sobre como reduzir o consumo de sacolas plásticas no Brasil. Em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (Abas), o Ministério do Meio Ambiente iniciou, em todo país, a campanha ?Saco é um saco?. A intenção é diminuir em 40% a produção de sacolas até o ano de 2015.
Consumidores, gestores públicos e instituições podem ter acesso gratuito à cartilha pela internet no site do ministério. A questão é importante e merece destaque, pois, além de poluírem o meio ambiente, os sacos plásticos são responsáveis pela morte de cerca de 100 mil animais marinhos a cada ano e demoram de 100 a 400 mil anos para se decomporem.
No ano passado, apenas nos supermercados, cerca de 14 bilhões de sacolas plásticas foram utilizadas. Alguns deles, como forma de incentivar o consumo consciente, dão desconto ao comprador que levar ou adquirir na hora sacolas retornáveis, que custam, em média R$ 5 e carregam bastante volume.

COMPATILHAR: