A presidente Dilma Rousseff encaminhou ao Congresso Nacional, no último dia 28, o projeto de lei que cria o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Com isso, ela pretende criar oito milhões de vagas em cursos técnicos até o fim de seu mandato (2014). Do total de vagas, cerca de 3,5 milhões devem ser por meio de bolsas de estudo integrais para alunos do ensino médio.
Além disso, o projeto prevê ainda a utilização de recursos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para empresários, que poderão obter empréstimos com juros de 3,4% ao ano para capacitar seus trabalhadores. As bolsas e o financiamento poderão ser utilizados no sistema S (Sesi e Senai) e em outras escolas privadas autorizadas.
O programa vai atuar ainda em conjunto com outros benefícios sociais. Um trabalhador, por exemplo, que seja reincidente no seguro-desemprego, será encaminhado para cursos profissionalizantes. Já quem recebe o Bolsa Família poderá ser selecionado para fazer cursos de formação.

COMPATILHAR: